GRAMÁTICA E PARTES DO DISCURSO

Dionísio da Trácia, Apolônio Díscolo e Jerônimo Soares Barboza

Autores

  • Lúcia Maria Assis UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Márcia Molina Universidade Federal do Maranhão

Resumo

Neste trabalho temos o objetivo de rever nosso passado gramatical, descrevendo as categorias gramaticais elencadas e definidas por Dionísio de Trácia e Apolônio Díscolo, gramáticos que se baseiam nos conhecimentos de Aristóteles, observando as relações existentes entre suas propostas. Além disso, pretendemos descrever a organização da gramática de Jerônimo Soares Barbosa, atendo-nos à seção que  versa sobre as partes do discurso. Dessa forma, estaremos realizando um percurso evolutivo nos estudos gramaticais, partindo de sua origem, no grego, até chegarmos aos estudos da língua portuguesa. O trabalho que aqui se oferece ancora-se nos pressupostos da História das Ideias Linguísticas, entendendo ideia linguística como todo saber construído em torno de uma determinada língua, num dado momento, como produto quer de uma reflexão metalinguística, quer de uma atividade metalinguística não explícita (Auroux, 1989). Assim, os principais autores que o  norteiam  são: Auroux (1989, 1992), Baratin (1989),  Kristeva (1969), Lallot (1985), Swiggers (1997), Fávero (1996) e Neves (1987),  Oliveira (2011) , Colombat, Fournier e Puech (2010-2017) e Isaac (2013-2014), Souza e Kemmler (2017).

Palavras-chave: História das Ideias Linguísticas; Partes do Discurso; Dionísio de Trácia; Apolônio Díscolo; Jeronimo Soares Barbosa.

Biografia do Autor

Lúcia Maria Assis, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Doutora em Linguística, pela Universidade de São Paulo; professora associada na Univerisdade Federal Fluminense, lotada no Departamento Multidisciplinar do Instituto de Ciências Humanas e Sociais - campus de Volta Redonda.

Márcia Molina, Universidade Federal do Maranhão

Possui mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, doutorado em Linguística e Semiótica, pela Universidade de São Paulo, e pós-doutorado também na Pontifícia Universidade de São Paulo. Faz parte do banco de avaliadores do INEP e é avaliadora ad hoc do Instituto Federal do Maranhão. É professora adjunta do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Maranhão. Trabalhou por muitos anos na iniciativa privada, em especial, na Universidade de Santo Amaro, onde lecionou várias cadeiras ligadas à Língua Portuguesa e Linguística, coordenou licenciaturas tanto na modalidade presencial quanto a distancia. Coordenou e ministrou também cadeiras em pós graduação lato-senso. É autora de obras ligadas à Linguística e de conteúdos interdisciplinares e vários artigos de âmbitos nacional e internacional.

Downloads

Publicado

2021-03-02

Edição

Seção

Artigos