AÇÕES AFIRMATIVAS: UM ESTUDO NO CAMPUS CENTRAL DO IFRN
Resumo
O presente estudo é resultado de um levantamento sobre a política de cotas sociais e raciais entre os discentes do Campus Central do IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte), no município de Natal, RN. No estudo foram entrevistados 66 alunos, com auxílio do Google Forms, no período entre novembro/2016 e janeiro/2017. Abordaram-se os pontos de vista dos discentes pertencentes e não pertencente deste sistema, que trata a Lei nº 12.711/2012. A maior faixa etária de idade predominou entre 15 e 20 anos (51,5%). Dos entrevistados, 56,41% não eram cotistas, enquanto 43,9% fazem parte do sistema, 81,8% são favoráveis às cotas, no entanto, 18,2% são totalmente contra. 40,9% afirmaram que talvez as cotas sejam a porta para o preconceito. Além disso, 71,2% dos entrevistados consideram que as cotas contribuem para a formação dos alunos beneficiados. 54,6% consideram que as cotas sociais destinadas aos alunos da rede pública é a mais importante. Adicionalmente, 59,1% acreditam que os alunos da rede federal de ensino são mais preparados para ingressar no ensino superior que os oriundos das redes municipal e estadual. O levantamento sobre as cotas sociais foi de suma importância, pois diagnosticou as opiniões dos discentes beneficiados ou não em relação à Lei nº 12.711/2012.
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