A TEORIA DE VAN HIELE APLICADA AO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Palavras-chave:
Formação de professores, Ensino-aprendizagemResumo
O Geogebra é uma ferramenta dinâmica que potencializa o processo de ensino em Matemática. O objetivo deste trabalho é reconhecer que o uso do software Geogebra e da Teoria de Van Hiele contribuem para a formação de professores de Geometria fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem. Através de revisão bibliográfica realizada na BDTD por meio de análise qualitativa sobre esses temas, foi possível inferir que o modelo de Van Hiele, em conjunto com a aplicação de softwares, contribui para medir o nível de conhecimento de indivíduos sobre Geometria. Conclui-se que a qualificação de professores de Matemática no atual cenário de pandemia além de se fazer fundamental, carece de atualização para que possa oferecer melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem.
Referências
[2] SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 14, n. 40, p.143-155, 2009.
[3] RODRIGUES, S.S.A. A Teoria de Van Hiele Aplicada aos Triângulos: Uma sequência didática para o 8º ano do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Centro de Ciências e Tecnologia) – Campos dos Goytacazes, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Rio de Janeiro, 2015.
[4] Ministério da Educação. Educação Básica. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil. Acesso em: 28 jan. 2021.
[5] LOPES, M.M. Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria Usando o Software Geogebra. Bolema, Rio Claro, v.27, n. 46, p. 631-644, 2013.
[6] CARVALHO, B.G.C.; MONTENEGRO, L.C. Metodologias de comunicação no processo de educação em saúde. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, v.2, n. 2, p. 279-287, 2012.
[7] ALMEIDA, J. X. As concepções de professores ao ensinar quadriláteros nos alunos iniciais do ensino fundamental e as possibilidades de contribuições das TIC. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) – Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/6761/ALMEIDA%2c%20JANAINA%20XAVIER%20DE.pdf?sequence=1&isAllowed=y. acesso em 28 jan. 2021.
[8] CARNEIRO, G. S. Atividades investigativas com o geogebra: contribuições de uma proposta para o ensino de matemática. 2013. Dissertação (Mestrado em educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/161645/GABRIELE.pdf?sequence=1. Acesso em: 28 jan. 2021.
[9] PERES, E. M. K. Apropriação de tecnologias digitais: Um estudo de caso sobre formação continuada com professores de matemática. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/118896/000969797.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 jan. 2021.
[10] FREITAS, Celina José. Saberes e fazeres na prática pedagógica dos professores de Matemática de Timor-leste no contexto das Tecnologias digitais. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, Universidade Estadual da Paraíba, Campinas Grande, 2015. Disponibilidade em: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2397. Acesso em: 27 jan. 2021.
[11] SILVA, O. P. M. A Teoria de Ausubel e o Modelo dos Van Hiele Aplicados à Geometria: Uma proposta Didática. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/riufcg/2282/OS%C3%89IAS%20PEREIRA%20MATIAS%20DA%20SILVA%20%E2%80%93%20DISSERTA%C3%87%C3%83O%20%28PPGMAT%29%202018.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27 jan. 2021.