A TEORIA DE VAN HIELE APLICADA AO USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Keywords:
Formação de professores, Ensino-aprendizagemAbstract
Geogebra is a dynamic tool that enhances the teaching process in Mathematics. Van Hiele's. The aim of this work is to recognize that the use of Geogebra software and Van Hiele's Theory contribute to the formation of Geometry teachers, strengthening the teaching-learning process. Through a literature review carried out at BDTD through qualitative analysis on these themes, it was possible to infer that the Van Hiele model, together with the application of software, contributes to measure the level of knowledge of individuals about Geometry. It is concluded that the qualification of teachers of Mathematics in the current pandemic scenario, in addition to being fundamental, needs to be updated so that it can offer better quality in the teaching-learning process.
References
[2] SAVIANI, D. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v. 14, n. 40, p.143-155, 2009.
[3] RODRIGUES, S.S.A. A Teoria de Van Hiele Aplicada aos Triângulos: Uma sequência didática para o 8º ano do ensino fundamental. 2015. Dissertação (Centro de Ciências e Tecnologia) – Campos dos Goytacazes, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Rio de Janeiro, 2015.
[4] Ministério da Educação. Educação Básica. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil. Acesso em: 28 jan. 2021.
[5] LOPES, M.M. Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria Usando o Software Geogebra. Bolema, Rio Claro, v.27, n. 46, p. 631-644, 2013.
[6] CARVALHO, B.G.C.; MONTENEGRO, L.C. Metodologias de comunicação no processo de educação em saúde. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, v.2, n. 2, p. 279-287, 2012.
[7] ALMEIDA, J. X. As concepções de professores ao ensinar quadriláteros nos alunos iniciais do ensino fundamental e as possibilidades de contribuições das TIC. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Ensino de Física) – Centro de Ciências Naturais e Exatas, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/6761/ALMEIDA%2c%20JANAINA%20XAVIER%20DE.pdf?sequence=1&isAllowed=y. acesso em 28 jan. 2021.
[8] CARNEIRO, G. S. Atividades investigativas com o geogebra: contribuições de uma proposta para o ensino de matemática. 2013. Dissertação (Mestrado em educação Científica e Formação de Professores) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Jequié, 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/161645/GABRIELE.pdf?sequence=1. Acesso em: 28 jan. 2021.
[9] PERES, E. M. K. Apropriação de tecnologias digitais: Um estudo de caso sobre formação continuada com professores de matemática. 2015. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Instituto de Matemática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/118896/000969797.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 28 jan. 2021.
[10] FREITAS, Celina José. Saberes e fazeres na prática pedagógica dos professores de Matemática de Timor-leste no contexto das Tecnologias digitais. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, Universidade Estadual da Paraíba, Campinas Grande, 2015. Disponibilidade em: http://tede.bc.uepb.edu.br/tede/jspui/handle/tede/2397. Acesso em: 27 jan. 2021.
[11] SILVA, O. P. M. A Teoria de Ausubel e o Modelo dos Van Hiele Aplicados à Geometria: Uma proposta Didática. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional) – Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/handle/riufcg/2282/OS%C3%89IAS%20PEREIRA%20MATIAS%20DA%20SILVA%20%E2%80%93%20DISSERTA%C3%87%C3%83O%20%28PPGMAT%29%202018.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 27 jan. 2021.