ENSINO DAS UNIDADES DE MEDIDAS, REGISTRO DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E TEXTOS INJUNTIVOS
Palavras-chave:
Palavras-chave: Ensino de matemática. Medidas. Textos injuntivos. Registros de Representação Semiótica.Resumo
O propósito deste produto educacional é compreender como os professores ao trabalharem os conceitos matemáticos sobre as unidades de medidas nos anos iniciais do ensino fundamental fazem suas representações. Este produto foi fruto de uma investigação inserida, metodologicamente em uma abordagem qualitativa de pesquisa com estudo de caso. Para analisar como os professores trabalham os conceitos matemáticos sobre as unidades de medidas e fazem suas representações recorreu-se a fontes diversas: questionários semiestruturados, observação participante e elaboração de oficinas. O estudo que resultou no presente produto, mostrou que os professores trabalham os conceitos matemáticos sobre unidades de medidas e fazem suas representações, porém ainda limitados a convenções formais descritas nos livros didáticos, e que é possível desenvolver tais conceitos de maneira significativa com a utilização de textos injuntivos, havendo apenas a necessidade em saber aproximar, relacionar e aplicar estes, na relação professor – conteúdo – aluno.
Referências
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[15] GODINO, Juan D. Teoria de las funciones semióticas: un enfoque ontológico-semiótico de la cognición e instrución matemática, Universidade de Granada, 2003, p. 56.
[16] Disponível em: https://www.comidaereceitas.com.br/tortas-salgadas/torta-de-frango-maravilha.html. Acesso em: 22 jun. 2016.