FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA A PARTIR DE PROJETOS DESENVOLVIDOS EM LABORATÓRIOS

Autores

  • Sérgio Brazil Universidade Federal do Acre
  • José Ronaldo Melo Universidade Federal do Acre
  • Isaac Dayan da Silva Universidade Federal do Acre
  • Altemir da Silva Braga Universidade Federal do Acre
  • Geirto de Souza Universidade Federal do Acre
  • Antonio Carlos Pontes Júnior Universidade Federal do Acre

Resumo

A pesquisa foi realizada no Laboratório de Didática da Matemática da UFAC e na escola municipal de Educação Infantil Anita dos Santos Jangles e desenvolvida a partir da utilização de aspectos quantitativos e qualitativos. Teve por objetivo possibilitar formação continuada para professores que ensinam matemática por meio de jogos matemáticos e da confecção e manipulação de materiais concretos na sala de aula. Através dessa ação, desenvolvida por professores, pesquisadores e alunos do curso de matemática da UFAC pretendeu-se melhorar, também a qualidade da formação inicial dos alunos do referido curso e, consequentemente, melhorar o conceito obtido na última avaliação nacional de cursos de graduação ENADE. O estudo teve como base teórica autores que militam na Educação Matemática, sobretudo naqueles que enfatizam a importância do ensino em ambientes de laboratórios, no desenvolvimento dos saberes de forma reflexiva e na aprendizagem de conceitos matemáticos através da utilização de jogos e da manipulação de materiais concretos em aulas de matemática. Os dados e informações foram obtidos nos anos de 2011 e 2012 a partir de um questionário que serviu como referência para produzir um diagnóstico das necessidades formativas dos professores da escola em foco. A partir da análise dos dados e informações ofereceram-se três cursos para os professores e alunos envolvidos, dois com o apoio de alunos de pós-graduação da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, que foi realizado durante a I Semana da Matemática e um em 2012 com o apoio de uma pós-graduanda da Unicamp. A carga horária desse curso foi de 30 horas desenvolvida exclusivamente na escola de referência da pesquisa. Ao final dos cursos oferecidos e das demais atividades planejadas, aplicou-se um novo instrumento de coleta de dados onde foi possível avaliar que as ações desenvolvidas favoreceram a formação e atuação docente das professoras participantes, sobretudo em relação a uma nova forma de abordar conceitos matemáticos para alunos da educação infantil. As ações desenvolvidas através da pesquisa em foco favoreceram também o processo formativo dos alunos do curso de matemática fortalecendo a ideia da intensificação de intercâmbios entre a instituição formadora e as escolas do sistema oficial de ensino, na perspectiva do estabelecimento de parcerias que tenham como base mudanças curriculares, troca de informações sobre tecnologias disponíveis e possibilidades de construção de matérias curriculares através de ações desenvolvidas em laboratórios de Matemática.

Referências

TECNOLOGIA, CURRÍCULO E PROJETOS – Portal MEC. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/1sf.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2017.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (org). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de professores. Coleção formação de professores, Campinas SP, editora Autores Associados, 2006.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

FIORENTINI, D. LORENZATO, S. A. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2009. v. 1. 228 p.

MOURA, D. P. Pedagogia de Projetos: Contribuições para Uma Educação Transformadora. Disponível em: <http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedegogiadeprojetos/index.php?pagina=2>. Acesso em 29/10/2010.

Downloads

Publicado

2019-01-26

Como Citar

Brazil, S., Melo, J. R., da Silva, I. D., Braga, A. da S., de Souza, G., & Pontes Júnior, A. C. (2019). FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA A PARTIR DE PROJETOS DESENVOLVIDOS EM LABORATÓRIOS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2228

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas