OS SENTIDOS CONSTRUÍDOS PARA O CONCEITO DE EVOLUÇÃO, NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Ana Maria Medeiros de Albuquerque Santana
  • Aline Andréia Nicolli
  • Josenilson da Silva Costa Universidade Federal do Acre http://orcid.org/0000-0002-5564-3105

Resumo

No presente texto apresentaremos o recorte de uma pesquisa que buscou responder a seguinte questão: "De que forma as práticas pedagógicas realizadas em aulas de Biologia interferem nos sentidos construídos pelos alunos para o conceito de Evolução?". Para tanto, aplicamos pré-testes e pós-testes e acompanhamos as aulas de dois professores de Biologia, em duas turmas de Ensino Médio, em uma Escola Pública Estadual, localizada no interior do estado do Acre. As análises foram realizadas tendo como fundamento a Análise de discurso, nos escritos de Pêcheux [11], [28] e Orlandi [30], [34] focaram-se prioritariamente em identificar os sentidos construídos pelos alunos para o conceito de evolução.

Biografia do Autor

Ana Maria Medeiros de Albuquerque Santana

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Acre (UFAC); Especialista em Psicopedagogia (CBPEX); Licenciada em Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba. Atuação em sala de aula do Ensino Fundamental II ao Nível Médio nas áreas de Ciências, Biologia e Química. Professora de nível superior de Pedagogia pela UFAC, através do programa PARFOR. Experiência na área de formação de professores e coordenação pedagógica. Bióloga credenciada pelo CRBio - 5 com experiência em campo na área de Ornitologia e Preservação Ambiental.

Aline Andréia Nicolli

Professora e Pesquisadora no Centro de Educação, Letras e Artes, da Universidade Federal do Acre, com experiência em Formação de professores, atuando, principalmente, com Ensino de Ciências, Epistemologia e Práticas Pedagógicas e Pesquisa em Educação, nos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia (graduação); Educação e Ensino de Ciências e Matemática (mestrado) Graduada em Ciências Biológicas (1995), com Mestrado (2001) e Doutorado (2009) em Educação e Pós-doutorado em Educação Científica e Tecnológica (2011). Foi Coordenadora do Curso de especialização em Coordenação Pedagógica, ofertado por meio do Programa Nacional Escola de Gestores, de 2012 a 2014. Atuou como Diretora de Apoio ao Desenvolvimento ao Ensino, na Ufac, de novembro de 2012 a março de 2014. Foi Coordenadora do Programa Nacional Escola de Gestores, da Ufac, de 2014 a 2016. Foi Pró-reitora de Assuntos Estudantis, de março de 2014 a março de 2015. Foi Pró-reitora de Graduação, da Universidade Federal do Acre, de março de 2015 a dezembro de 2017. Foi Presidente do Comfor, na Ufac, de março de 2014 a fevereiro de 2018. É docente credenciada no Mestrado em Educação e no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, da Ufac, desde 2014 e 2013, respectivamente.

Josenilson da Silva Costa, Universidade Federal do Acre

Possui licenciatura em Química pela Universidade Federal do Acre (2015). É Mestre Profissional em Ensino de Ciência e Matemática (2016) e Mestre em Ciência e Inovação Tecnológica (2017), ambos os programas pertencentes à Universidade Federal do Acre. Possui experiência, principalmente, em ensino e aprendizagem na educação especial numa perspectiva da educação inclusiva nas escolas públicas regulares de ensino voltado aos alunos com Surdez. Atualmente trabalha no ensino regular como professor de Química pela secretaria de educação es eporte do estado do Acre e é professor Mediador no ensino especial pela secretaria municipal de educação de Rio Branco, Acre.

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Santana, A. M. M. de A., Nicolli, A. A., & Costa, J. da S. (2019). OS SENTIDOS CONSTRUÍDOS PARA O CONCEITO DE EVOLUÇÃO, NO ENSINO DE CIÊNCIAS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2190

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Biológicas