SUBSIDIANDO O SABER A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores/as

  • Felipe Augusto Marques de Freitas Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM
  • Sthefanie Felix da Rocha Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil
  • Crisna Pereira dos Santos Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil
  • Lucilene dos Santos do Nascimento Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil
  • Viviane Guedes de Oliveira Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil
  • Jorge Almeida de Menezes Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil
  • Renato Abreu Lima Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Palabras clave:

Ensino-aprendizagem, PIBID, Questões problemas

Resumen

Este artigo teve como objetivo analisar as abordagens de ensino correlacionando teoria com prática a partir da resolução de questões problemas na disciplina de Química com alunos do 3º ano do ensino médio em uma escola pública no município de Humaitá, no estado do Amazonas. O método para a coleta dos dados foi por meio de um questionário semiestruturado destinado aos finalistas. Participaram da pesquisa 25 alunos. As análises dos dados foram qualitativas, buscando reconhecer elementos e significados relevantes para a compreensão do objeto de estudo, tendo como pressuposto refletir sobre a metodologia no ensino de Química. Os resultados da pesquisa apontaram que a metodologia aplicada na resolução de problema, foi algo positivo, ficando evidenciado a partir das aulas ministradas e dos relatos com a participação ativa dos alunos, bem satisfatória, com discussões em grupo para resolver determinadas situações imposta a turma, possibilitando construir estratégia didática diferenciada para resolvê-las, assim, edificando conhecimento. Ainda proporcionou uma discussão mais ampla da Química em si, com o cotidiano dos alunos, trazendo uma visão verdadeira do que de fato se trata a disciplina, tendo em vista que esta não era mais observada como uma questão abstrata, proporcionando fazer uma correlação da presença desta, com ambiente em que estão inseridos, ressaltando que através do projeto foi possível resgatar informações de conteúdos vistos em anos anteriores o que provavelmente fará toda a diferença em seus desempenhos em provas futuras, além de responsabilidade, compromisso com o futuro.

Biografía del autor/a

Felipe Augusto Marques de Freitas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM

Graduado em Ciências - Biologia e Química pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM). Mestrando em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino pela UERN. Membro no grupo de pesquisa: Grupo de Investigação Sobre Relação Educativa e Aprendizagem -LAPESAM - Laboratório de Avaliação Psicopedagógico, Educacional, Histórico, Cultural e Social da Amazônia, do(a) Universidade Federal do Amazonas. Participou do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - CAPES de 2018 -2020).

Sthefanie Felix da Rocha, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Graduada em Ciências - Biologia e Química pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM).

Crisna Pereira dos Santos, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Graduada em Ciências - Biologia e Química pelo Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM)

Lucilene dos Santos do Nascimento, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Graduada em Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas- UFAM. Especialização em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho. Mestranda no curso de Pós-Graduação em Ciências ambientais (PPGCA), ofertado pela UFAM

Viviane Guedes de Oliveira, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Possui graduação em Quimica/ Bacharelado pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Amazonas (2014). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: uxi-amarelo, humiriaceae, antifungal, antibacterial e endopleura uchi

Jorge Almeida de Menezes, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Rondônia (UFRO). Mestrado em Química Analítica pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Doutor em Física Ambiental pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Experiência em estudos de INTERAÇÃO BIOSFERA ATMOSFERA com ênfase em ANALISE E MODELAGEM DE PROCESSOS ECOFISIOLÓGICOS. Atuação em Desenvolvimento Regional - Suframa - Coordenação de Articulação Tecnológica - CGTEC, Análise e Coordenação de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento - P&D. Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID-Química no Sul do Amazonas. Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), Professor do Programa de Pós Graduação em Ciências e Humanidades (PPGCH). Professor Adjunto do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente de Humaitá da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordenador do Comitê Cientifico do Instituto de Educação Agricultura e Ambiente de Humaitá - IEAA(2019-2021). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA- UFAM - IEAA) (2021-2023). Coordenador do I SIMPÓSIO VIRTUAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA MESSOREGIÃO SUL DO AMAZONAS(11/2021). Diretor do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente de Humaitá - IEAA-UFAM (2022-2026).

Renato Abreu Lima, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Humaitá-AM, Brasil

Biólogo, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Humaitá-AM. Nos últimos cinco anos têm atuado nas áreas de Biodiversidade, Botânica, Ensino de Ciências e Plantas Medicinais. CRBio-6 sob nº 073096/AM-D

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Publicado

2023-09-17

Cómo citar

Marques de Freitas, F. A. ., Felix da Rocha, S. ., Pereira dos Santos, C. ., dos Santos do Nascimento, L., Guedes de Oliveira, V. ., Almeida de Menezes, J. ., & Abreu Lima, R. . (2023). SUBSIDIANDO O SABER A PARTIR DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMA NO ENSINO DE QUÍMICA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 10(1), 15–27. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/6416

Número

Sección

Ciências Biológicas