CONHECIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II ANTES E APÓS OFICINAS SOBRE EDUCAÇÃO SEXUAL
Palabras clave:
Ensino, Educação Sexual, DST.Resumen
A Educação Sexual deve proporcionar um debate sobre a gravidez precoce, métodos contraceptivos, o uso de preservativos, Infecções Sexualmente Transmissíveis, entre outros. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento prévio dos alunos sobre sexualidade e verificar a eficácia/eficiência de oficinas sobre o assunto. Foi utilizado o método de pesquisa quantitativo em uma escola de Ensino Fundamental II na cidade de Rio Branco - Acre, entre de janeiro a dezembro de 2017. Foi feita a aplicação de questionários antes e depois das oficinas de educação sexual como perguntas de múltipla escolha, para classificação do grau de conhecimento do aluno como: “MUITO, BOM, MÉDIO, POUCO ou NENHUM”, além de questões do tipo “SIM ou NÃO”. Nas oficinas foram utilizadas aulas teóricas, dinâmicas e visualização dos métodos contraceptivos. Os resultados em geral foram satisfatórios, no entanto ainda há uma deficiência de conhecimento dos alunos neste assunto. As Oficinas de Educação Sexual se mostraram eficazes para abordar os assuntos citados, fazendo com que os alunos adquirirem mais conhecimentos e informações, alguns dos gráficos e tabelas descritos acima, quando comparados o antes e depois, demonstram essa melhora no aprendizado.
Citas
BONFIM, C.R.S.S. Educação Sexual e Formação de Professores de Ciencias Biológicas: contradiçoes, limites e possibilidades. Universidade Estadual de Campinas, 2009.
SILVA, R.C.P.; MEGID NETO, J. Formação de professores e educadores para abordagem da educação sexual na escola: o que mostram as pesquisas. Ciência Educação, n.12, p.185–197, 2006.
MAIA, A.C.B.; RIBEIRO, P.R.M. Educação sexual: princípios para ação. Doxa Revista Brasileira de Psicologia e Educação, n.15, p.75–84, 2011.
P. RIBEIRO, M. RENNES, P. Educação sexual. Além da informação. Sao Paulo, 2017.
PIROTTA, K.C.M.; BARBOZA, R.; PUPO, L.R. Programas de orientação sexual nas escolas: uma análise das lacunas na implementação de políticas públicas a partir da percepção dos alunos da rede municipal de ensino de São Paulo. Revista Gestão & Políticas Públicas, n.3, p.190–210, 2015.
MOIZÉS, J.S.; BUENO, S.M.V. Compreensão sobre sexualidade e sexo nas escolas segundo professores do ensino fundamental. Revista da Escola de Enfermagem, n.44, p.205–212, 2010.
KRABBE, E.C.; BRUM, M.D.; CAPELETTI, C.A.P. Escola, sexualidade, práticas sexuais e vulnerabilidades para as infecções sexualmente transmissíveis (IST). Revista Interdisciplinar Ensino, Pesquisa e Extensão n.4, p.75–84, 2017.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). MEC, http://portal.mec.gov.br/conselho-nacional-de-educacao/base-nacional-comum-curricular-bncc (2017, accessed 11 May 2021).
CAMARGO, E.A.I.; FERRARI, R.A.P. Adolescentes : conhecimentos sobre sexualidade antes e após a participação em oficinas de prevenção. Ciências Saúde Coletiva, n.14, p.937–946, 2009.
SILVA, R. Quando a escola opera na conscientização dos jovens adolescentes no combate às DSTs. Educ em Ver, n.57, p.221–238, 2015.
MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. MS, http://www.aids.gov.br/pt-br/frontpage (2020, accessed 1 August 2020).
FERREIRA, P.M.; FAVERO, M.; DELCAMPO, A. Avaliação do impacto de um programa de educação sexual no primeiro ciclo de escolaridade. Educação Teoria e prática, n.24, p.76–95, 2014.
SALES, W.B.; VISENTIN, A.; MOCELIN, D. et al. Comportamento sexual de risco e conhecimento sobre IST/SIDA em universitários da saúde. Revista Enfermagem, n.4, p.19–27, 2016.
AMARAL, T.; RODRIGUES, A.; QUEIROZ, M. et al. Perfil clínico e epidemiológico da Hepatite C em Rio Branco, Acre, Brasil. Saúde.com, n.10, p.64–79, 2013.
FERREIRA, C.T.; SILVEIRA, T.R. Hepatites virais: aspectos da epidemiologia e da prevenção. Revista Brasileira de Epidemiologia n.7, p.473–487, 2004.
PIRES, G.S. Sífilis congênita: os desafios do progressivo aumento da taxa de incidência de sífilis congênita no Brasil. UNIFACIG, 2019.
LAZARINI, F.M.; BARBOSA, D.A. Educational intervention in primary care for the prevention of congenital syphilis. Revista Latino Americana de Enfermagem, 2017.
COSTA, L.A.; GOLDENBERG, P. Papilomavírus Humano (HPV) entre Jovens: Um sinal de alerta. Saúde e Sociedade, n.22, p.249–261, 2013.