CORRIDA DE ORIENTAÇÃO: UMA VISÃO ESCOLAR

Autores/as

  • Nairana Cristina Santos Freitas PPG em Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
  • Marcelle Karyelle Montalvão Gomes PPG em Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
  • Marcio Vinicius de Abreu Verli PPG em Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil; PPG em Ciências da Saúde - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
  • Romeu Paulo Martins Silva PPG em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental- Universidade Federal do Acre, Brasil
  • Luis Carlos Oliveira Gonçalves PPG em Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil; PPG Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil
  • Aníbal Monteiro Magalhães Neto PPG em Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil; Licenciatura em Educação Física – Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil;; PPG Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil.

Resumen

O esporte de Orientação (EO) é uma prática que possibilita a vivência em meio a natureza, propondo novas experiências em meio ao ar livre. Com este estudo buscou-se o desenvolvimento de conteúdo que pudesse abranger o esporte de orientação com a unidade escolar. Por meio da nossa temática apresentada a Educação Física escolar, o esporte de orientação abrangeu as possibilidades de os universitários atuarem no contexto interdisciplinar. O objetivo deste estudo foi inovar as aulas no ambiente escolar com a prática do esporte de orientação através de dinâmicas educativas aplicadas na interdisciplinaridade. Os resultados puderam mostrar que os alunos envolvidos nesta prática tiveram melhoras significativas na participação escolar e que um dos pontos mais favoráveis se refere a melhoria comportamental, que de acordo com os relatos dos professores inseridos na pesquisa foi visto positivamente. Por final, podemos identificar que as mudanças perceptíveis observadas no comportamento dos estudantes no decorrer deste estudo se relacionam com o respeito e cooperação existentes dentro do esporte de orientação e que podem ser inseridos na vida cotidiana de todos.

Biografía del autor/a

Nairana Cristina Santos Freitas, PPG em Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Primeira autora

Marcelle Karyelle Montalvão Gomes, PPG em Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Segunda autora

Marcio Vinicius de Abreu Verli, PPG em Educação Física - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil; PPG em Ciências da Saúde - Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

Terceiro autor

Romeu Paulo Martins Silva, PPG em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental- Universidade Federal do Acre, Brasil

Quarto autor

Publicado

2023-09-17

Cómo citar

Santos Freitas, N. C. ., Montalvão Gomes, M. K., de Abreu Verli, M. V., Martins Silva, R. P. ., Oliveira Gonçalves, L. C., & Magalhães Neto, A. M. (2023). CORRIDA DE ORIENTAÇÃO: UMA VISÃO ESCOLAR. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 10(1), 28–34. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4276

Número

Sección

Ciências da Saúde