PERFIL DE SAÚDE, OBTIDO A PARTIR DE UMA AMOSTRA DE CONVENIÊNCIA, DE ESCOLARES DA REDE PRIVADA DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO
Palavras-chave:
força muscular, dinamômetro de força muscular, amplitude de movimento articular, composição corporalResumo
RESUMO
Introdução: Estudos sobre o estado de saúde fornecem subsídios para políticas públicas, com inclusão de conteúdos relacionados a hábitos de vida saudáveis nas escolas.
Objetivo: identificar o estado de saúde de escolares do ensino privado da zona oeste do Rio de Janeiro a partir de métodos não invasivos.
Método: A amostra foi composta por 84 indivíduos entre 06 e 11 anos. Os escolares foram submetidos à avaliação antropométrica, flexibilidade com Banco de Wells, HGS, teste de reação Ruler Drop Method.
Resultados: A flexibilidade apresentou redução com o passar dos anos, o que já é esperado tendo em vista o amadurecimento osteomioarticular. A HGS apresentou um comportamento crescente, melhor observado a partir dos nove anos de idade, o que pode ter influência da aproximação da puberdade. A reação motora diminuiu seus valores com o passar da idade induzido pelo amadurecimento cognitivo e motor. 86,9% dos indivíduos investigados estavam em baixo peso ou peso normal, diferente da tendência crescente de obesidade e sobrepeso relatada nos dias atuais, o que parece indicar que este ganho de peso acontece após a faixa etária estudada.
Conclusão: Os achados do presente estudo podem nortear políticas públicas de saúde nas escolas, onde os gestores de todas as esferas podem planejar melhor suas ações e investimentos a cada similaridade de desenvolvimento da população.