PERFIL DE SAÚDE, OBTIDO A PARTIR DE UMA AMOSTRA DE CONVENIÊNCIA, DE ESCOLARES DA REDE PRIVADA DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Luis Carlos Oliveira Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso
  • Douglas Daniel Costa Santiago
  • Márcio Vinícius de Abreu Verli
  • Jonathas Silva Oliveira
  • Marcelle Karyelle Montalvão Gomes
  • Raphael Benassi
  • Cayo Marcus Lames Silva
  • Aníbal Monteiro Magalhães Neto
  • Romeu Paulo Martins Silva

Palavras-chave:

força muscular, dinamômetro de força muscular, amplitude de movimento articular, composição corporal

Resumo

RESUMO

Introdução: Estudos sobre o estado de saúde fornecem subsídios para políticas públicas, com inclusão de conteúdos relacionados a hábitos de vida saudáveis nas escolas.

Objetivo: identificar o estado de saúde de escolares do ensino privado da zona oeste do Rio de Janeiro a partir de métodos não invasivos.

Método: A amostra foi composta por 84 indivíduos entre 06 e 11 anos. Os escolares foram submetidos à avaliação antropométrica, flexibilidade com Banco de Wells, HGS, teste de reação Ruler Drop Method.

Resultados: A flexibilidade apresentou redução com o passar dos anos, o que já é esperado tendo em vista o amadurecimento osteomioarticular. A HGS apresentou um comportamento crescente, melhor observado a partir dos nove anos de idade, o que pode ter influência da aproximação da puberdade. A reação motora diminuiu seus valores com o passar da idade induzido pelo amadurecimento cognitivo e motor. 86,9% dos indivíduos investigados estavam em baixo peso ou peso normal, diferente da tendência crescente de obesidade e sobrepeso relatada nos dias atuais, o que parece indicar que este ganho de peso acontece após a faixa etária estudada.

Conclusão: Os achados do presente estudo podem nortear políticas públicas de saúde nas escolas, onde os gestores de todas as esferas podem planejar melhor suas ações e investimentos a cada similaridade de desenvolvimento da população.

Downloads

Publicado

2020-06-10

Como Citar

Oliveira Gonçalves, L. C., Costa Santiago, D. D., de Abreu Verli, M. V., Silva Oliveira, J., Montalvão Gomes, M. K., Benassi, R., Lames Silva, C. M., Magalhães Neto, A. M., & Martins Silva, R. P. (2020). PERFIL DE SAÚDE, OBTIDO A PARTIR DE UMA AMOSTRA DE CONVENIÊNCIA, DE ESCOLARES DA REDE PRIVADA DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(1), 570–582. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/2880

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências da Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)