DA CONSTRUÇÃO CURRICULAR ÀS LUTAS POR UMA FORMAÇÃO POLÍTICA COM PROFESSORES
Palabras clave:
Construção curricular. Formação política de professores. Pesquisa-ação crítica. FormaCE.Resumen
Este artigo trata das interfaces entre a construção coletiva de uma Proposta Curricular e a formação política de professores no âmbito das políticas públicas delineadas por uma Secretaria Municipal de Educação situada em um município baiano. Parte de uma pesquisa-ação crítica (KINCHELOE, 1997) com um recorte da Formação em Currículo Escolar (FormaCE), realizada em 2014/2015 e seus desdobramentos atuais. Ao interrogar sobre implicações desse processo na formação política dos professores, objetiva analisar as relações subjacentes entre construção curricular e formação política do professor. Fundamentado em Sacristán (2000), Freire (1986, 1996) e Contreras (2012), observou-se a ampliação do entendimento do lugar do professor nas políticas públicas, articulando conhecimento a um sentido social e que, a construção curricular coletiva é um espaço frutífero para o crescimento da formação política dos professores no sentido emancipatório e autônomo de ser e estar na profissão.
Citas
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