DA CONSTRUÇÃO CURRICULAR ÀS LUTAS POR UMA FORMAÇÃO POLÍTICA COM PROFESSORES

Autores

  • Simone Dias C. de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Marcia Torres Neri Soares Professora da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana-Ba e da Universidade do Estado da Bahia – Uneb Campus XI/Serrinha.
  • Ana Paula de Oliveira Moraes Soto Professora da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana-Ba e da Universidade do Estado da Bahia – Uneb Campus XI/Serrinha.

Palavras-chave:

Construção curricular. Formação política de professores. Pesquisa-ação crítica. FormaCE.

Resumo

Este artigo trata das interfaces entre a construção coletiva de uma Proposta Curricular e a formação política de professores no âmbito das políticas públicas delineadas por uma Secretaria Municipal de Educação situada em um município baiano. Parte de uma pesquisa-ação crítica (KINCHELOE, 1997) com um recorte da Formação em Currículo Escolar (FormaCE), realizada em 2014/2015 e seus desdobramentos atuais. Ao interrogar sobre implicações desse processo na formação política dos professores, objetiva analisar as relações subjacentes entre construção curricular e formação política do professor. Fundamentado em Sacristán (2000), Freire (1986, 1996) e Contreras (2012), observou-se a ampliação do entendimento do lugar do professor nas políticas públicas, articulando conhecimento a um sentido social e que, a construção curricular coletiva é um espaço frutífero para o crescimento da formação política dos professores no sentido emancipatório e autônomo de ser e estar na profissão.

 

Biografia do Autor

Marcia Torres Neri Soares, Professora da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana-Ba e da Universidade do Estado da Bahia – Uneb Campus XI/Serrinha.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Professora da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana-Ba e da Universidade do Estado da Bahia – Uneb Campus XI/Serrinha.

Ana Paula de Oliveira Moraes Soto, Professora da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana-Ba e da Universidade do Estado da Bahia – Uneb Campus XI/Serrinha.

Mestre em Educação pela Universidade de São Paula. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana. Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia – Uneb Campus XI/Serrinha. 

Referências

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Publicado

2021-06-29

Como Citar

Dias C. de Oliveira, S., Torres Neri Soares, M. ., & de Oliveira Moraes Soto, A. P. . (2021). DA CONSTRUÇÃO CURRICULAR ÀS LUTAS POR UMA FORMAÇÃO POLÍTICA COM PROFESSORES. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 8(1), 460–475. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4187

Edição

Seção

Ciências Humanas