O CONSELHO DE CLASSE DO CAP/UFAC: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR
Palabras clave:
Conselho de classe. Colégio de aplicação da UFAC. Avaliação. Comunidade Escolar. Gestão Democrática.Resumen
O objetivo deste estudo é refletir e analisar como o Conselho de Classe do Colégio de Aplicação/UFAC, como instância colegiada, pode efetivar a participação democrática da comunidade escolar (alunos, pais e funcionários). Este pressuposto está ancorado no papel que esta unidade desempenha, qual seja, o de trabalhar com ensino, pesquisa, extensão, formação de professores, campo de estágio supervisionado e de inovações pedagógicas. O referencial teórico está amparado em autores que estudam e/ou investigam as temáticas de Conselho de Classe, Avaliação, Gestão Democrática e Organização do Trabalho Pedagógico. Por sua vez, a metodologia é de natureza bibliográfica. Os resultados indicam a necessidade de conhecimento por parte do corpo docente sobre o funcionamento do Conselho de Classe, além da participação da comunidade escolar na construção e avaliação dessa instância, com suporte na reflexão sobre as práticas avaliativas, visando à melhoria das aprendizagens e do trabalho dos professores. Todavia, compreender o Conselho Escolar incide numa visão sistêmica de escola, onde este está articulado ao Regimento Interno e Projeto Político-Pedagógico.
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