O CONSELHO DE CLASSE DO CAP/UFAC: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

Autores/as

  • Consuelo Paulino Bylaardt Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gilberto Francisco Alves de Melo Colégio de Aplicação; MPECIM- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática-UFAC e REAMEC (Doutorado da Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)

Palabras clave:

Conselho de classe. Colégio de aplicação da UFAC. Avaliação. Comunidade Escolar. Gestão Democrática.

Resumen

 O objetivo deste estudo é refletir e analisar como o Conselho de Classe do Colégio de Aplicação/UFAC, como instância colegiada, pode efetivar a participação democrática da comunidade escolar (alunos, pais e funcionários). Este pressuposto está ancorado no papel que esta unidade desempenha, qual seja, o de trabalhar com ensino, pesquisa, extensão, formação de professores, campo de estágio supervisionado e de inovações pedagógicas. O referencial teórico está amparado em autores que estudam e/ou investigam as temáticas de Conselho de Classe, Avaliação, Gestão Democrática e Organização do Trabalho Pedagógico. Por sua vez, a metodologia é de natureza bibliográfica. Os resultados indicam a necessidade de conhecimento por parte do corpo docente sobre o funcionamento do Conselho de Classe, além da participação da comunidade escolar na construção e avaliação dessa instância, com suporte na reflexão sobre as práticas avaliativas, visando à melhoria das aprendizagens e do trabalho dos professores. Todavia, compreender o Conselho Escolar incide numa visão sistêmica de escola, onde este está articulado ao Regimento Interno e Projeto Político-Pedagógico.

 

Biografía del autor/a

Consuelo Paulino Bylaardt, Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora efetiva do Colégio de Aplicação da UFAC na área de Educação Musical atualmente cursando pós graduação a nivel de mestrado na Universidade Federal do Acre.

Gilberto Francisco Alves de Melo, Colégio de Aplicação; MPECIM- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática-UFAC e REAMEC (Doutorado da Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)

Colégio de Aplicação; MPECIM- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática-UFAC e REAMEC (Doutorado da Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)

Citas

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Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Bylaardt, C. P., & Francisco Alves de Melo, G. (2022). O CONSELHO DE CLASSE DO CAP/UFAC: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 9(1), 272–284. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4043

Número

Sección

Ciências Humanas