MANIFESTAÇÕES DOS SABERES PEDAGÓGICOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA

Autores

  • Inayara de Carvalho Universidade Federal do Acre
  • Vânya Universidade Federal do Acre
  • Gilberto Francisco Alves de Melo Universidade Federal do Acre - UFAC

Palavras-chave:

Saber Pedagógico. Análise Combinatória. Formação

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte da pesquisa de metrado Manifestações do Saber Pedagógico do Conteúdo Específico de Análise Combinatória: o caso da professora que atua no programa de formação continuada - Poronga médio. Objetivou analisar e descrever como uma professora de Matemática mobiliza, produz e/ou ressignifica saberes pedagógicos do contexto específico para aprender e ensinar Análise Combinatória. Para a realização da pesquisa, optou-se por estudo de caso e tomou-se como apoio as contribuições de autores, tais como: Charlot (2000), Schulman (1986, 2005), Fiorentini et al (2003), Freire (1996), dentre outros que abordam conhecimentos necessários à prática docente. Os resultados apontaram que Análise Combinatória é pouco tratado no Ensino Fundamental e no Programa Especial de Aceleração da Aprendizagem do Ensino Médio (PEEM). Verificou-se que a professora demonstrou domínio do conteúdo específico e pedagógico, no entanto, não foi realizado um aprofundamento dos conteúdos.

Downloads

Publicado

2020-07-28

Como Citar

de Carvalho, I., Rodrigues da Silva, V., & Francisco Alves de Melo, G. (2020). MANIFESTAÇÕES DOS SABERES PEDAGÓGICOS DE ANÁLISE COMBINATÓRIA. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 860–897. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3523

Edição

Seção

Artigos de Revisão