O CONSELHO DE CLASSE DO CAP/UFAC: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

Autores

  • Consuelo Paulino Bylaardt Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gilberto Francisco Alves de Melo Colégio de Aplicação; MPECIM- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática-UFAC e REAMEC (Doutorado da Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)

Palavras-chave:

Conselho de classe. Colégio de aplicação da UFAC. Avaliação. Comunidade Escolar. Gestão Democrática.

Resumo

 O objetivo deste estudo é refletir e analisar como o Conselho de Classe do Colégio de Aplicação/UFAC, como instância colegiada, pode efetivar a participação democrática da comunidade escolar (alunos, pais e funcionários). Este pressuposto está ancorado no papel que esta unidade desempenha, qual seja, o de trabalhar com ensino, pesquisa, extensão, formação de professores, campo de estágio supervisionado e de inovações pedagógicas. O referencial teórico está amparado em autores que estudam e/ou investigam as temáticas de Conselho de Classe, Avaliação, Gestão Democrática e Organização do Trabalho Pedagógico. Por sua vez, a metodologia é de natureza bibliográfica. Os resultados indicam a necessidade de conhecimento por parte do corpo docente sobre o funcionamento do Conselho de Classe, além da participação da comunidade escolar na construção e avaliação dessa instância, com suporte na reflexão sobre as práticas avaliativas, visando à melhoria das aprendizagens e do trabalho dos professores. Todavia, compreender o Conselho Escolar incide numa visão sistêmica de escola, onde este está articulado ao Regimento Interno e Projeto Político-Pedagógico.

 

Biografia do Autor

Consuelo Paulino Bylaardt, Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora efetiva do Colégio de Aplicação da UFAC na área de Educação Musical atualmente cursando pós graduação a nivel de mestrado na Universidade Federal do Acre.

Gilberto Francisco Alves de Melo, Colégio de Aplicação; MPECIM- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática-UFAC e REAMEC (Doutorado da Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)

Colégio de Aplicação; MPECIM- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática-UFAC e REAMEC (Doutorado da Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)

Referências

[1] BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Ministério da Educação,1996.

[2] BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 03 de junho de 2020.

[3] CAP/UFAC. Projeto Político Pedagógico do Colégio de Aplicação da Ufac: 2013-2016. Rio Branco: UFAC/CAp, 2017. 90 p.

[4] CAP/UFAC. Regimento Interno do Colégio de Aplicação da Ufac - 1981. Rio Branco: UFAC/CAp, 1981. Texto Impresso 30 páginas.

[5] CORREA, Ronaldo da Silva; SILVA, Vanilda Alves da. CONSELHO DE CLASSE: Algumas considerações. Anais... III CONEDU, V. 1., Natal, RN, 2016.

[6] MAGNATA, Rúbia Cavalcante Vicente; DOS SANTOS, Ana Lúcia Felix. Avaliação formativa da aprendizagem: a experiência do conselho de classe. Estudos em Avaliação Educacional, v. 26, n. 63, p. 768-802, 2015.

[7] MATTOS, Carmen Lúcia Guimarães de. O conselho de classe e a construção do fracasso escolar. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 2, p. 215-228, 2005.

[8] OLIVEIRA, Marcia. O papel do conselho de classe na escola pública atual. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2199-6.pdf . Acesso em: 24 de junho de 2020.

[9] DOS SANTOS, Almir Paulo. Aluno sujeito da avaliação: conselho de classe participativo como instância de reflexão. Roteiro, v. 35, n. 2, p. 299-317, 2010.

[10] BUCHWITZ, Tânia Maria de Almeida. Conselho de classe e série: tensões, acertos e desacertos na construção da gestão democrática. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Paulo, 2007.
[11] CABRAL, Maria José Alves. Conselho de classe e série na escola pública como instrumento de exclusão. Dissertação (Mestrado em Educação) – UNISAL. Americana, São Paulo, 2011.

[12] CAMACHO, Martha Janete Vita. Conselho de classe e série participativo: difícil aprendizagem para uma prática democrática. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, SP, 2010.

[13] DEBATIN, Marisa. O conselho de classe e sua relação com a avaliação escolar: um estudo em escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Florianópolis/SC. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002.

[14] GUERRA, Mônica Galante Gorini. Conselho de classe: que espaço é esse. Dissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem)–Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

[15] LOPES, Marilia Soares Ricardo. Conselho de Classe: o funcionamento de um espaço Político-Pedagógico a ser ressignificado. Dissertação. 2016. (Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação de Políticas Públicas). Universidade Federal de Juiz de Fora. Minas Gerais.

[16] PEREIRA, Sueli Thodorof. Os conselhos de classe e série participativos das escolas estaduais paulistas: possibilidades e limites. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, São Paulo, 2007.

[17] RODRIGUES, Isabel Cristina. Os ciclos e os conselhos de classe: o êxito e o fracasso escolar (ainda) em questão. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010.

[18] SILVA, Roberta Alves da. Conselho de Classe no CEPAE/UFG: implicações para a avaliação da aprendizagem e a organização do trabalho pedagógico. Dissertação. 2018. (Mestrado Profissional em Ensino da Educação Básica). Universidade Federal de Goiás. Goiás.

[19] DALBEN, Ângela Imaculada Loureiro de Freitas. Conselho de classe e avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas: Papirus, 2004.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Bylaardt, C. P., & Francisco Alves de Melo, G. (2022). O CONSELHO DE CLASSE DO CAP/UFAC: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 9(1), 272–284. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4043

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Humanas