O CONSELHO DE CLASSE DO CAP/UFAC: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR

Autores

  • Consuelo Paulino Bylaardt Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gilberto Francisco Alves de Melo Colégio de Aplicação; MPECIM- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática-UFAC e REAMEC (Doutorado da Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)

Palavras-chave:

Conselho de classe. Colégio de aplicação da UFAC. Avaliação. Comunidade Escolar. Gestão Democrática.

Resumo

 O objetivo deste estudo é refletir e analisar como o Conselho de Classe do Colégio de Aplicação/UFAC, como instância colegiada, pode efetivar a participação democrática da comunidade escolar (alunos, pais e funcionários). Este pressuposto está ancorado no papel que esta unidade desempenha, qual seja, o de trabalhar com ensino, pesquisa, extensão, formação de professores, campo de estágio supervisionado e de inovações pedagógicas. O referencial teórico está amparado em autores que estudam e/ou investigam as temáticas de Conselho de Classe, Avaliação, Gestão Democrática e Organização do Trabalho Pedagógico. Por sua vez, a metodologia é de natureza bibliográfica. Os resultados indicam a necessidade de conhecimento por parte do corpo docente sobre o funcionamento do Conselho de Classe, além da participação da comunidade escolar na construção e avaliação dessa instância, com suporte na reflexão sobre as práticas avaliativas, visando à melhoria das aprendizagens e do trabalho dos professores. Todavia, compreender o Conselho Escolar incide numa visão sistêmica de escola, onde este está articulado ao Regimento Interno e Projeto Político-Pedagógico.

 

Biografia do Autor

Consuelo Paulino Bylaardt, Universidade Federal do Acre, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora efetiva do Colégio de Aplicação da UFAC na área de Educação Musical atualmente cursando pós graduação a nivel de mestrado na Universidade Federal do Acre.

Gilberto Francisco Alves de Melo, Colégio de Aplicação; MPECIM- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática-UFAC e REAMEC (Doutorado da Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)

Colégio de Aplicação; MPECIM- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática-UFAC e REAMEC (Doutorado da Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática)

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Publicado

2022-12-31

Como Citar

Bylaardt, C. P., & Francisco Alves de Melo, G. (2022). O CONSELHO DE CLASSE DO CAP/UFAC: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 9(1), 272–284. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4043

Edição

Seção

Ciências Humanas