VISITA GUIADA E SUAS (DES)CONSTRUÇÕES NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL
Resumen
O presente trabalho teve como objetivo avaliar como uma visita guiada pode sensibilizar e fazer (des)construções na percepção ambiental de alunos do 7º ano do Ensino Fundamental do CIEP Brizolão 145 Dr. Oswaldo Cruz, antes e após uma visita guiada realizada na APA Mata do Posto Zootécnico situada no município de Cordeiro, RJ. A hipótese testada foi de que a visita guiada, junto com a apresentação dos conhecimentos ecológicos locais, influenciaria positivamente na sensibilização destes alunos a temática, sendo uma ação de Educação ambiental eficaz. Os resultados obtidos apontam que, antes da visita guiada, os alunos entendiam o meio ambiente como um lugar puramente natural, com poucas relações interespecíficas e distantes do ser humano. Após a visita guiada estes alunos passaram a ter uma visão globalizante do meio ambiente e perceberam a necessidade da conservação desse local. A hipótese inicial foi confirmada, corroborando a importância desta atividade transdiciplinar.
Citas
BRASIL. Portaria Interministerial nº 17 de 24 de abril de 2007. Institui o Programa Mais Educação, que visa fomentar a educação integral de crianças, adolescentes e jovens, por meio do apoio a atividades socioeducativas no contra turno escolar, Brasília, DF, abr. 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2446-port-17-120110&category_slug=janeiro-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 25 out. 2017.
BOVO, M. C. 2007. Desenvolvimento da educação ambiental na vida escolar: avanços e desafios. Revista Urutágua – Revista acadêmica multidisciplinar, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, n. 13, 2007. Disponível em: < http://www.urutagua.uem.br/013/13bovo.htm>. Acesso em: 14 dez. 2017.
CAMPOS, M. C. C., NETO, N.M.S.M.; VERAS, E.S.; SOUZA, Z.G.E.F. Percepção ambiental: experiência em escolas de ensino fundamental em Humaitá (AM). Ambiência Guarapuava (PR). v. 8, n.1, p.35-46, Jan./Abr. 2012.
CORDEIRO. Lei nº 1.371, de 21 de outubro de 2008. Declara Área de Proteção Ambiental, a área de terra medindo 126 hectares que faz parte integrante do Parque Raul Veiga – Posto Zootécnico, localizado no município de Cordeiro e dá outras providências, Cordeiro, RJ, out. 2008. Disponível em: <http://www.cordeiro.rj.gov.br/portal/arquivo/2/leis/2008/lei_1371.pdf>. Acesso em 25 out. 2017.
DIEGUES, A. C. O Mito Moderno da Natureza Intocada. São Paulo: Hucitec, 3ª ed., 2001.
FERREIRA, G., NETO, G. G. Interpretando desenhos de crianças para verificar sua inserção no ambiente. Revista Brasileira de Educação Ambiental, Cuiabá, n.4, 2009.
FERREIRA, S. Imaginação e linguagem no desenho da criança. Campinas: Papirus, 2001.
FUSHITA, A. T.; LIMA, M. I. S. A visão do Cerrado antes e após uma visita ao Campo: Uma experiência sobre avaliação de uma atividade em uma trilha interpretativa. Revista Brasileira de Ciências Ambientais. São Paulo, n. 4, p. 34-42, ago. 2006.
GARRIDO, L.S.; MEIRELLES, R.M.S. Percepção sobre meio ambiente por alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental: considerações à luz de Marx e de Paulo Freire. Ciência & Educação, Bauru, v. 20, n. 3, p. 671-685, 2014.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidade de Cordeiro – RJ. Disponível em: http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=330080>. Acesso em: 30 out. 2017.
MARTINHO, L. R.; TALAMONI, J. L. B. Representações sobre meio ambiente de alunos da quarta série do ensino fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 1, p. 1-13, 2007.
MARCOMIN, F. E.; SATO, M. Percepção, paisagem e educação ambiental: uma investigação na região litorânea de Laguna–SC, Brasil. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.32, n.02, p. 159-186, abr.-jun. 2016.
MATOS, L. F.O. R.. Percepção ambiental de estudantes de uma escola da região central de Cuiabá, MT. 2009. 103 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Mato Grosso, 2009.
MILANI, E.H.; RABINOVICH, N.R.; MARTINS, S.C.C.C.S. 2008. Percepções e desconstruções na cidade do “Robocop” In: Anais 4ª Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – São Paulo – 07 a 10 de maio de 2008.
PEDRINI, A.; COSTA, E. A.; GHILARDI, N. Percepção ambiental de crianças e pré-adolescentes em vulnerabilidade social para projetos de educação ambiental. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, n. 1, p. 163-179, 2010.
PREFEITURA DE CORDEIRO. Apresenta informações gerais sobre o município. Disponível em: <http://www.cordeiro.rj.gov.br/>. Acesso em: 15 nov. 2017.
PRIMO, A.; MONTENEGRO, H. L. M. Geografia: Ensino Fundamental 6º ano. 2. ed. Belo Horizonte: Editora Salesiana, 2009. 202 p.
PORTUGAL, A. S.; SANTANA, J. J. ; SANTANA, R. L. J. ; SANTOS, M. G. A percepção ambiental em processos de Educação Ambiental na APA do Engenho Pequeno e Morro do Castro. In: SANTOS M. G. (Org.) Estudos ambientais em regiões metropolitanas: São Gonçalo. 1 ed. v. 1.São Gonçalo: , 2014, p. 127-138.
REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. 7. ed. São Paulo: Cortez. 2007.
ROHDE, M. D. S. Percepção dos problemas ambientais urbanos a partir de mapas mentais: uma proposta de educação ambiental crítica/emancipatória em escola urbana de Rosário do Sul – RS. 2012. 106 p. Dissertação (Mestrado em Geografia e Geociências) – Programa de Pós Graduação em Geografia e Geociências, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.
SANTOS, J. E.; SATO, M.; PIRES, J. S. R.; MAROTI, P. S. Environmental education praxis toward a natural conservation area. Revista Brasileira de Biologia, São Carlos, v. 60, n. 3, p. 361-372, Ago. 2000.
SCHWARZ, M. L.; SEVEGNANI, L.; ANDRÉ, P. Representações da Mata Atlântica e de sua Biodiversidade por meio dos desenhos infantis. Ciência & Educação, v. 13, n. 3, p. 369-388, 2007.
SILVA, M. M. P.; LEITE, V. D. Análise da Percepção Ambiental de Educandos do Ensino Fundamental em Escolas Públicas Municipais da Cidade de Campina Grande – PB, XXVII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2000, Porto Alegre. ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2000, p. 1-5. Disponível em: <http://www.bvsde.paho.org/bvsaidis/impactos/vi-042.pdf>. Acesso em: 29 abr. 2014.
SPAZZIANI, M. L.; SILVA, P. F. Planejamento e avaliação em projetos de Educação Ambiental. Curitiba: IESDE, 2009.
TRAJBER, R.; COSTA, L.B. Avaliando a educação ambiental no Brasil: Materiais áudio visuais. São Paulo: Instituto Ecoar para a Cidadania. Peirópolis, 2001. 156 p.
TREIN, L. E. Patrimônio biológico. In: KNIE, J. L. W. (Org.). Atlas ambiental da região
de Joinville. Florianópolis: FATMA, 2002. p. 27-40.
TELLES C. A.; SILVA, G. L. F. Relação criança e meio ambiente: Avaliação da percepção ambiental através da análise do desenho infantil. Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais – CESCAGE, 6ª Ed. Jul./Dez. 2012. Disponível em: <http://www.cescage.edu.br/publicacoes/technoeng>. Acesso em: 16 set. 2017.
TUAN, Y.F. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1980. 288 p.