A REUTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO SUDOESTE DA AMAZÔNIA
Resumen
Com o crescente aumento de materiais sólidos advindos especialmente dos padrões de vida da sociedade moderna, propiciou-se um aumento na crise global de resíduos sólidos lançados no ambiente. Objetivou-se nesta pesquisa realizar o reaproveitamento de resíduos sólidos na construção de materiais alternativos em uma escola pública no sudoeste da Amazônia. Utilizou-se a pesquisa Bibliográfica, Exploratória, com aplicação de questionário prévio, regência sobre a importância do reaproveitamento de resíduos sólidos e construção de artesanatos. Entre os resultados, foi possível verificar que na escola, a temática é discutida em uma dimensão diminuta, que em certa medida, interfere-se nas orientações definidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, no qual a temática é tratada como tema transversal. Portanto, a pesquisa permitiu a participação ativa dos estudantes, fazendo-os repensar suas práticas de descartes, com ênfase na política dos 5Rs e nos impactos ambientais do descarte incorreto.
Citas
[02] SOUZA, Ana Paula Gomes de. Resíduos Sólidos Urbanos No Ambiente Escolar: Informações De Alunos E Abordagem Docente. Volta Redonda 2016.
[03] JANKE, Nadja. TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Produção coletiva de conhecimentos sobre qualidade de vida: por uma educação ambiental participativa e emancipatória. Ciência & Educação. v.14, n.1, p. 147-157, 2008.
[04] LIBÂNEO, José Carlos. As teorias pedagógicas modernas revisitadas pelo debate contemporâneo na educação. Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade, v. 3, p. 19-62, 2005.
[05] PINHÃO, Francine; MARTINS, Isabel. Diferentes abordagens sobre o tema saúde e ambiente: desafios para o ensino de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 18, n. 4, 2012. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151673132012000400006&lng=pt&nrm=iso
[06] LEFF, E. Complexidade, Interdisciplinaridade e Saber Ambiental. In: Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais. São Paulo: Signus, 2000.
[07] REIGOTA, M. Desafios à educação ambiental escolar. In: JACOBI, P. et al. (orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA, 1998. p.43-50.
[08] MYNAIO, M. C de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, Método e criatividade. 18 ed. Petropolis, Vozes, 2001.
[09] SILVEIRA, D. T; GERHADT, T. E. Métodos de Pesquisa Social. 1 ed. Porto Alegre, 2009.
[10] GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo, Atlas, 2002.
[11] G IL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo, Atlas, 2007.
[12] BARCELOS, Valdo. Educação ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. 2ª ed. Petrópolis,RJ. Vozes. 2009. 119p.
[13] FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra, 2014.