ACD/CHEMSKETCH® em investigações da borracha:

um polímero versátil do cotidiano ao inusitado

Autores/as

  • Rosália Andrighetto Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo.
  • Marilei Menin Maciel Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
  • Maria Eduarda Rubi Cardoso Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz
  • Thiago de Cacio Luchese Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo

Palabras clave:

ACD/ChemSketch®; borracha; Ensino Médio; PIBIC/EM.

Resumen

Este artigo é o recorte de um projeto científico-pedagógico em que os pesquisadores iniciantes (PIs) desenvolveram de modo cooperativo e participativo atividades mediadas por diálogos e interações frente à investigação de aspectos acerca da borracha, no que se refere a sua composição, estrutura, propriedades e aplicações (do cotidiano ao inusitado). Ao realizar esta pesquisa junto aos estudantes do Ensino Médio buscou-se traçar contribuições metodológicas ao Ensino de Química mediado pelo ACD/Chemsketch® e contribuir com a comunidade de educadores químicos, indicando potenciais fontes de inspiração para abordagens contextualizadas no preparo e execução de suas aulas. Em síntese, salientamos a relevância de ações cooperativas na busca persistente pela resolução de cada desafio lançado, mediante a constante interação entre os PIs; tendo-se notado que a aproximação dessa natureza (entre docentes e PIs) tem despertado os envolvidos quanto ao interesse pelo saber científico e fazer docente.

Biografía del autor/a

Rosália Andrighetto, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo.

Graduada em Química Industrial e licenciada em Química pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestre e doutora em Química pela UFSM, é docente na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, RS – BR. Atua na área da Química, com ênfase nas subáreas: Físico-Química, Orgânica, Ensino de Química. Atualmente é coordenadora do Curso de Graduação em Química Licenciatura.

Marilei Menin Maciel, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo

É licencianda em Química na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, RS – BR.

Maria Eduarda Rubi Cardoso, Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz

Bolsista PIBIC/EM, estudante do 3o ano do Ensino Médio na Escola Estadual de Educação Básica Eugênio Frantz. Cerro Largo, RS – BR.

Thiago de Cacio Luchese, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo

É bacharel, mestre e doutor em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É docente e coordenador do Curso de Física Licenciatura na UFFS, campus Cerro Largo, RS – BR.

Citas

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Publicado

2020-05-26

Cómo citar

Andrighetto, R., Marilei Menin Maciel, Maria Eduarda Rubi Cardoso, & Thiago de Cacio Luchese. (2020). ACD/CHEMSKETCH® em investigações da borracha:: um polímero versátil do cotidiano ao inusitado. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(1), 03–32. Recuperado a partir de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3315

Número

Sección

Artigos Originais Ciências Exatas e da Terra