ACD/CHEMSKETCH® em investigações da borracha:
um polímero versátil do cotidiano ao inusitado
Palabras clave:
ACD/ChemSketch®; borracha; Ensino Médio; PIBIC/EM.Resumen
Este artigo é o recorte de um projeto científico-pedagógico em que os pesquisadores iniciantes (PIs) desenvolveram de modo cooperativo e participativo atividades mediadas por diálogos e interações frente à investigação de aspectos acerca da borracha, no que se refere a sua composição, estrutura, propriedades e aplicações (do cotidiano ao inusitado). Ao realizar esta pesquisa junto aos estudantes do Ensino Médio buscou-se traçar contribuições metodológicas ao Ensino de Química mediado pelo ACD/Chemsketch® e contribuir com a comunidade de educadores químicos, indicando potenciais fontes de inspiração para abordagens contextualizadas no preparo e execução de suas aulas. Em síntese, salientamos a relevância de ações cooperativas na busca persistente pela resolução de cada desafio lançado, mediante a constante interação entre os PIs; tendo-se notado que a aproximação dessa natureza (entre docentes e PIs) tem despertado os envolvidos quanto ao interesse pelo saber científico e fazer docente.
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