CONTRIBUIÇÕES E LIMITAÇÕES SOBRE A REALIZAÇÃO DO I CONGRESSO DE FÍSICA DO ACRE
Resumen
O trabalho apresenta a avaliação dos participantes do I Congresso de Física do Acre, promovido pelo curso de Licenciatura em Física e Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Acre. O objetivo é investigar o ponto de vista dos alunos e comunidade externa à universidade quanto as atividades apresentadas no evento, bem como analisar os pontos positivos e negativos do evento e indagar de que forma estes podem ser melhorados. A análise foi baseada em questionário com perguntas abertas e fechadas, para mensurar a opinião dos participantes, quanto à qualidade e as sugestões para os próximos. Como resultado, os participantes do evento se mostraram satisfeitos com a programação, observando a importância da divulgação do conhecimento científico e aperfeiçoamento para novas metodologias quanto ao ensino de física e física aplicada.Citas
CAMPELLO, B. S. Encontros científicos. In: CAMPELLO, B. S.; CENDÒN, B. V.; KREMER, J. M. (Org). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2000.
KOHN, K; MORAES, C. H. O impacto das novas tecnologias na sociedade: Conceitos e características da Sociedade da Informação e da Sociedade Digital. In: III Intercom Júnior – Jornada de Iniciação Científica em Comunicação, 2007.
TOSTES, R. A. A importância da divulgação científica. Rev. Acad., Curitiba, v.4, n.4, p. 73-74, 2006.
CARVALHO, Anna M. P., Pérez, Daniel G.; Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. Cortez Editora, 9° Ed., São Paulo, 2009.
COSTA, A. P; OLIVEIRA, L. R. Investigação qualitativa em educação: O professor-investigador. Rev. Port. de Educação, v. 28, n. 2, Braga, 2015.
BRASIL. Ministério da Educação. Considerações sobre Classificação de Eventos – Ensino, 2016. Disponível em: https://capes.gov.br/images/documentos/Classifica%C3%A7%C3%A3o_de_eventos_2017/DOCUMENTO_CRIT%C3%89RIOS_EVENTOS_-_AREA_DE_ENSINO_-_46.pdf. Acesso em: [18 fev 2019]
AFONSO, E. G. M. A divulgação científica para o grande público: O papel das relações públicas. O caso do CIIMAR. (Dissertação) Conclusão do curso de Mestrado em Ciências da Computação (Porto), 2008.
ARAUJO, R.P; UCHOA, J. D. As dificuldades na aprendizagem de física no ensino médio da Escola Estadual Dep. Alberto de Moura Monteiro. Disponível em: http://fisica.uems.br/curso/tcc/tcc2007/tcc_jonas.pdf. Acesso em: 03.12.2014.
UFAC, EDITAL PROPEG Nº 05/2018. Disponível em: http://www.ufac.br/editais/propeg/edital-propeg-no-05-2018-programa-institucional-de-iniciacao-cientifica-e-tecnologica-2018-2019/EditalPIBIC20182019.pdf. Acesso em: [18 fev 2019].
UFAC, EDITAL PROEX N.º 01/2019. PROGRAMA DE APOIO À REALIZAÇÃO DE AÇÕES DE EXTENSÃO EDITAL FLUXO CONTÍNUO/ CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO. Disponível em: http://www.ufac.br/editais/proex/edital-proex-no-01-2019-programa-de-apoio-a-realizacao-de-acoes-de-extensao-edital-fluxo-continuo-curricularizacao-da-extensao-1/edital/view. Acesso em: [18 fev 2019].
ASSIS, R. M.; BONIFÁCIO, N. A. A FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v.1, n.3, p.36-50, set./dez. 2011