PIBID E SUA INFLUÊNCIA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRO – CAMPUS JI-PARANÁ
Abstract
A pesquisa buscou avaliar as influências que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem trazido para a construção da identidade profissional e dos saberes docentes na formação inicial de professores de Química. A pesquisa foi realizada com discentes dos cursos de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia– IFRO – campusJi-Paraná e que participam do Programa como bolsistas. Utilizou-se instrumentos de coleta de dados como entrevistas, questionários e observação In Loco. Tendo como objetivo a investigação sobre PIBID e de que forma contribui para a formação dos futuros professores. Ao analisar as respostas foi possível perceber as dimensões do valor da profissão e do desejo de permanecer na Licenciatura, mostrando que o PIBID tem atingido seus objetivos, sendo relevante a presença do mesmo tanto para as escolas quanto para a formação dos bolsistas.