TÉCNICA DE DIVISÃO DE GRUPOS E FUNÇÕES PARA AS AULAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS: RELATO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Autores

  • Marco Aurélio de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO
  • Fernanda Isa Rodrigues dos Santos Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC)
  • Isaias Fernandes Gomes Faculdade de Educação e Meio Ambiente (FAEMA)
  • Renato André Zan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Resumo

As aulas experimentais representam um recurso pedagógico fundamental ao ensino de Ciências, contudo a forma como essas atividades são desenvolvidas é determinante para o seu sucesso. Dentre outras ações é necessário o envolvimento de todos os alunos e o comprometimento destes com o êxito da prática, de modo que nenhum estudante fique sem uma participação efetiva no desenvolvimento da aula. Para promover tal integração, desenvolveu-se uma técnica de divisão de grupos e funções pré-estabelecidas para a execução de atividades experimentais de Ciências e que foi aplicada com êxito em diferentes escolas de Ensino Médio e também em uma instituição de Ensino Superior. O presente artigo apresenta a fundamentação teórica para a realização dessa técnica, bem como relata as atividades desenvolvidas e o grau de envolvimento e satisfação dos alunos envolvidos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO

Ensino de Física

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

de Jesus, M. A., Rodrigues dos Santos, F. I., Gomes, I. F., & Zan, R. A. (2015). TÉCNICA DE DIVISÃO DE GRUPOS E FUNÇÕES PARA AS AULAS EXPERIMENTAIS DE CIÊNCIAS: RELATO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 2(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/382

Edição

Seção

Relatos de Experiência

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