Roxinho (Peltogyne cf. subsessilis) como proposta de indicador natural de pH e sua aplicação em uma escola de ensino de Ariquemes – Rondônia – Amazônia Ocidental – Brasil

Autores

  • Andrômeda Souza Hermano Serpa IFRO
  • Emerson Faustino FAEMA
  • Vânia Costa Ferreira Vanuchi IFRO
  • José Antonio Avelar Baptista IFRO
  • Renato André Zan IFRO - Instituto Federal de Rondônia

Resumo

A escala de pH é utilizada para medir a acidez e a alcalinidade de substâncias, característica importante no controle de qualidade em indústrias de alimentos, medicamentos, etc. Para medir o pH utiliza-se o aparelho pHmetro, podendo ser sintético ou natural, em uma escala que varia de 0 a 14. A árvore encontrada na Amazônia Peltogyne cf. subsessilis (conhecida como Roxinho) possui uma tintura que é liberada com facilidade, característica pela qual surgiu a possibilidade de testá-la em forma de extrato etílico para desenvolver uma escala de pH. Feito a escala obteve-se colorações diferentes, em um ácido forte obteve-se coloração rosa, ácido fraco, coloração cinza, neutro, coloração verde, base fraca, coloração marrom claro e base forte coloração marrom escuro. A proposta foi aplicada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Heitor Villa Lobos (Ariquemes - RO) demonstrando resultados favoráveis em relação ao uso do extrato do roxinho como indicador.

Referências

GAMA, M. da S. E AFONSO, J.C. DE SVANTE ARRHENIUS AO PEAGÂMETRO DIGITAL: 100 ANOS DE MEDIDA DE ACIDEZ. Química Nova na Escola, v. 30, n. 1, p. 232-239, 2007.

FIORUCCI, A.R., SOARES, M.H.F.B. e CAVALHEIRO, E.T.G. O CONCEITO DE SOLUÇÃO TAMPÃO. Química Nova na Escola, v. 13, 2001.

USBERCO, J. e SALVADOR, E. QUIMICA. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

FATIBELLO-FILHO, O.; WOLF, L.D.; ASSUMPÇÃO, M.H.M.T. e LEITE, O.D. EXPERIMENTO SIMPLES E RÁPIDO ILUSTRANDO A HIDRÓLISE DE SAIS. Química Nova na Escola, v. 24, 2006.

CUCHINSKI, A.S.; CAETANO, J. e DRAGUNSKI, D.C. EXTRAÇÃO DO CORANTE DA BETERRABA (BETA VULGARIS) PARA UTILIZAÇÃO COMO INDICADOR ÁCIDO-BASE. Eclet. Quím., v. 35, n. 4, p. 17-23, 2010.

ASSIS, M. da S. EXPERIMENTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/32648>. Acessado em: 05 de Fev. de 2013.

BRASIL. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA). Disponível em: <http://www.ibama.gov.br/lpf/madeira>. Acessado em: 02 de Fev. de 2013.

BRAIBANTE, M.E.F.; PAZINATO, M.S.; ROCHA, T.R. da.; FRIEDRICH, L. da S. e NARDY, F.C. A CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL SOB UM OLHAR QUÍMICO E HISTÓRICO. Química Nova na Escola, v. 35, n. 1, p. 3-10, 2013.

PAZINATO, M.S.; BRAIBANTE, H.T.S.; BRAIBANTE, M.E.F.; TREVISAN, M.C. e SILVA, G.S. UMA ABORDAGEM DIFERENCIADA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS ATRAVÉS DA TEMÁTICA MEDICAMENTOS. Química Nova na Escola, v. 34, n. 1, p. 21-25, 2012.

DIAS, M.V.; GUIMARÃES, P.I.C. e MERÇON, F. CORANTES NATURAIS: EXTRAÇÃO E EMPREGO COMO INDICADOR DE PH. Química Nova na Escola, v. 17, n. 1, 2003.

LACERDA, C. de C.; CAMPOS, A.F. e MARCELINO-JR, C. de A.C. ABORDAGEM DOS CONCEITOS MISTURA, SUBSTÂNCIA SIMPLES, SUBSTÂNCIA COMPOSTA E ELEMENTO QUÍMICO NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO POR SITUAÇÃO-PROBLEMA. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 75-82, 2012.

Downloads

Publicado

2014-12-10

Como Citar

Serpa, A. S. H., Faustino, E., Vanuchi, V. C. F., Baptista, J. A. A., & Zan, R. A. (2014). Roxinho (Peltogyne cf. subsessilis) como proposta de indicador natural de pH e sua aplicação em uma escola de ensino de Ariquemes – Rondônia – Amazônia Ocidental – Brasil. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/90

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências Biológicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)