AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR EM CRIANÇAS DE 4 MESES A 3 ANOS DE DUAS CRECHES NA CIDADE DE PORTO VELHO – RO.
Abstract
Objetivos: Analisar o desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de 4 meses a 3 anos que frequentavam creches. Materiais e Métodos: Pesquisa quantitativa, do tipo descritiva, composta por 56 crianças de ambos os sexos, com idades de 4 meses a 3 anos, devidamente matriculadas nas instituições, sendo 31 crianças de uma creche municipal e 25 de uma creche particular, localizadas na cidade de Porto Velho-RO. Na pesquisa foi utilizado o Teste de Denver ll, um teste de triagem e de simples aplicação, que tem como objetivo a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor. Resultados: Os resultados da pesquisa apresentaram 16 casos com suspeita de atraso, sendo 9 da creche pública e 7 casos da particular, e 40 testes normais, sendo 18 da creche particular e 22 da pública. Conclusão: Apesar das crianças apresentarem atraso em pelo menos uma das áreas avaliadas, o mesmo não representou um valor significativo. Contudo, das quatro áreas avaliadas pelo teste de Denver II o desenvolvimento da linguagem apresentou a maior porcentagem de atraso em ambos os grupos.
Palavras Chaves: Desenvolvimento infantil, Creches, Crianças.
References
BLAUW, CH; HADDERS, M. A systematic review of the effects of early intervention on motor development. Devel Med Child Neurl, v. 47, p. 421-32, 2005.
VELEDA, AA; SOARES, MC; CÉZAR-VAZ, MR. Fatores associados ao atraso no desenvolvimento em crianças, Rio Grande do Sul, Brasil. Rev. Gaúcha Enferm, vol 32(1), p. 79-85, 2011.
BRASIL.x. Referencial curricular nacional a educação infantil l. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
PEREIRA, LM; ALVES, BR; BIZZINOTO, T; ASSIS, C; BORGES, BO; FORMIGA, CK, et al. Triagem do desenvolvimento motor de pré-escolares matriculados na educação infantil. (In: V Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste, 2012, Goiânia. Anais do V SEREX - Seminário de extensão Universitária da Região Centro-Oeste. Goiânia: Universidade Federal de Goiás.) 2012;1: 1-5.
UNICEF. Situação Mundial da Infância 2008: Caderno Brasil. Brasil, 2008. Disponível em: <http://www.unicef.org/brazil/pt/cadernobrasil2008.pdf>. Acesso em: 13 out. 2010.
CAON, G; RIES, LGK. Suspeita de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor em idade precoce: uma abordagem em creches públicas. Temas sobre Desenvolvimento, v. 12(70), p. 11 -7, 2003.
EDI - Espaço de desenvolvimento infantil, 2010. Disponível em: <http://www0.rio.rj.gov.br/sme/downloads/coordenadoriaEducacaof> Acesso em: 27 fev. 2011.
Almeida, CS; et al. Avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças de um bairro da periferia de Porto Alegre. Revista Scientia Medica, Porto Alegre, v. 17(3), p. 130-137, 2007.
FRANKENBURG, KW. et al. Denver II: Technical Manual and Training Manual. Denver: Denver Developmental MateriaLs inc. 1990.
CARNEIRO, AMC. Avaliação do desenvolvimento de lactentes na consulta de enfermagem pediátrica: aplicação do Teste de Denver II. Guarulhos, 2008. 93 f.; Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Centro de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Universidade Guarulhos, 2008.
HALPERN, R; BARROS, FC; Horta, BL. Desenvolvimento neuropsicomotor aos 12 meses de idade em uma coorte de base populacional no sul do Brasil: diferenciais conforme peso ao nascer e renda familiar. Cad. Saúde Pública, p. 73-9, 1996.
BEE H. A criança em desenvolvimento. Trad. de Maria Adriana Veríssimo Veronese. 9. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.
CAVALCANTI, LS. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25(66), p. 185-207, 2005.
VIGOTSKI, LS. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
SABATÉS, AL; MENDES, LC.O Perfil do crescimento e desenvolvimento de crianças entre 12 e 36 meses de idade que frenquentam uma creche municipal da cidade de Guarulhos. Cienc. Cuid. Saúde, p. 164 -170, 2007.
PAPALIA, DE; OLDS, SW; FELDMAN, RD. Desenvolvimento humano. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.
LORDELO, ER. O papel do adulto e da criança como parceiros do desenvolvimento em Vygotsky. Rev Brás Crescimento Desenvol Hum, p.26-32, 1998.
BORGES, LC; SALOMÃO, NMR. Aquisição da linguagem: considerações da perspectiva da interação social. Psicol.Reflex Crít, p.327-36, 2003.
GALLAHUE, DL; OZMUN, JC. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo: Phorte, 2003.
ROSA NETO, F. Manual de avaliação motora. Porto Alegre: ArtMed, 2002.
BISCEGLI, TS; POLIS, LB; SANTOS, LÍVIA M; VICENTIN, M. Avaliação do estado nutricional e do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças freqüentadoras de creche. Rev. paul. pediatr. [online], vol.25(4), p. 337-342, 2007.
AMARAL, ACT; TABAQUIM, MLM; LAMÔNICA, DAC. Avaliação das habilidades cognitivas, da comunicação e neuromotoras de crianças com riscos de alterações do desenvolvimento. Ver. Bras. Ed. Esp., Marilia, v. 11(2), p. 185-200, 2005.
CHEIB, VBP; ALVES, ALL; AGUIAR, AFG; CARMO, LB; SILVA, GPA; FIGUEIREDO, MCP; MAERZ JUNIOR, R; NACIF, MCS; SANTOS, PKS; WARDI, MM. Ações integradas de vigilância nutricional em crianças menores de 5 anos do dostrito de Ipoema, Itabira, NG. Revista Médica de Minas Gerais, vol 17( 1/2-S1):23, 2007.