AVALIAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA E SUA CORRELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA EM PORTADORES DE DIABETES MELLITUS.

Autores

  • Rafaela Ester Galisteu Silva Universidade Federal do Acre
  • Ana Carolina dos Santos Morais
  • Caroline Dourado de Godoi
  • Otávio Augusto Gurgel Garcia
  • Wilson Nonato Rabelo Neto

Resumo

Introdução: Diabetes Mellitus (DM) é uma doença metabólica com alterações e complicações que se caracterizam pela falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina de ser secretada pelo pâncreas. A neuropatia diabética é a mais frequente complicação do diabetes mellitus que afeta as extremidades e, principalmente, os membros inferiores, causando o pé diabético. Objetivos: Avaliar a sensibilidade, motricidade do pé diabético e a qualidade de vida dos pacientes portadores de Diabetes Mellitus. Materiais e Métodos: Pesquisa quantitativa, do tipo descritiva, realizada na cidade de Porto Velho. Amostra selecionada de maneira não probabilística, com 07 pacientes com faixa etária de 30 a 80 anos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram as fichas do pé diabético, testes de sensibilidades com o uso de monofilamentos e circuitos, avaliação da força dos músculos dos pés e amplitude de movimento com o uso do goniômetro e alterações de qualidade de vida através do questionário SF – 36. Resultados e Discussão: Verificou-se que houve alterações de sensibilidade e motricidade dos pacientes avaliados, e quanto mais tempo de diagnóstico da doença pior os sinais e sintomas apresentados. Alterações de qualidade de vida como dor, aspectos sociais, limitações físicas, vitalidade e aspectos emocionais. A fisioterapia tem um papel importante na prevenção de alterações de sensibilidade e motricidade no pé diabético, e atua orientando os pacientes em relação aos cuidados com os pés, treino de equilíbrio e marcha, atuando também na melhora ou manutenção de força muscular.

 

Palavras - chave: Neuropatia Diabética, Fisioterapia, Diabetes Mellitus.

Biografia do Autor

Rafaela Ester Galisteu Silva, Universidade Federal do Acre

Graduada em fisioterapia pela UNIFEV, especialista em Fisiologia e Nutrição aplicada ao exercício pela UNIFEV, mestre em Saúde Coletiva pela ULBRA - CANOAS. Professora da Universidade Federal do Acre - Centro de Ciências da Saúde e do Desporto.

Ana Carolina dos Santos Morais

Fisioterapeuta, graduada pela Faculdade Integrada Aparício Carvalho (FIMCA), Porto Velho, Rondônia.

Caroline Dourado de Godoi

Fisioterapeuta, graduada pela Faculdade Integrada Aparício Carvalho (FIMCA), Porto Velho, Rondônia.

Otávio Augusto Gurgel Garcia

Discente do curso de Medicina, Universidade Federal do Acre (UFAC), Campus Rio Branco.

Wilson Nonato Rabelo Neto

Profissional de Educação Física, graduado pelo Instituto Luterano de Ensino Superior – ILESULBRA – Porto Velho, Rondônia.

Referências

DIRETRIZES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES (2015-2016). MILECH, A. et al. São Paulo: AC Farmacêutica, 2016.

COBAS, R.A; GOMES, M.B. Diabetes Mellitus. Revista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ, ano 9, 2010.

KARINO, M.E; PACE, A.E. Risco para complicações em pés de trabalhadores portadores de diabetes mellitus. Cienc Cuid Saúde, 11 (Suplem), p. 183-190, 2012.

SATO, K. L. et al. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR, 10, Diabetes como modelo de Neuropatia Autonômica, 2006.

GROSS, J.L; NEHME, M. Detecção e tratamento das complicações crônicas do diabetes melito: Consenso da Sociedade Brasileira de Diabetes e Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2000.

HEBERT, S; XAVIER, R. Ortopedia e Traumatologia: princípios e práticas. 3. ed, 2003.

FERNANDES, M. R. S. O Zinco e as úlceras do Pé Diabético. Porto, 2010.

SOUZA, A. et al. Avaliação da neuropatia periférica: correlação entre a sensibilidade cutânea dos pés, achados clínicos e eletroneuromiográficos, 2005.

BORGES, F. S.; CARDOSO, H. S. G. Avaliação sensório-motora do tornozelo e pé entre idosos diabéticos e não diabéticos, 2010.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA, Diabetes Mellitus: Neuropatia. Projeto Diretrizes, 2005.

SACCO, I.C.N.; SARTOR, C.D.; GOMES, A.A.; JOÃO, S.M.A.; CRONFLI, R. Avaliação das perdas sensório-motoras do pé e tornozelo decorrentes da neuropatia diabética, Rev. bras. fisioter, São Carlos, v. 11, n. 1, p. 27-33, jan./fev. 2007.

GRUPO DE TRABALHO INTERNACIONAL SOBRE O PÉ DIABÉTICO. Consenso Internacional sobre Pé Diabético. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal.

Downloads

Publicado

2017-07-17

Como Citar

Silva, R. E. G., Morais, A. C. dos S., de Godoi, C. D., Garcia, O. A. G., & Rabelo Neto, W. N. (2017). AVALIAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA E SUA CORRELAÇÃO COM A QUALIDADE DE VIDA EM PORTADORES DE DIABETES MELLITUS. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1140

Edição

Seção

Artigos Originais Ciências da Saúde