PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO NO ENSINO DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DE UM ENSINO CONTEXTUALIZADO E SIGNIFICATIVO
Abstract
O presente artigo propõe uma reflexão contextualizada da prática docente e sua relação com a produção de material didático para o Ensino de Química, abordando os benefícios da utilização desses recursos como facilitadores no processo ensino aprendizagem de Química. Propõe-se ainda a utilização desses materiais como recursos didáticos de adaptação para alunos com deficiência, com o intuito de utilizar-se desses para tornar a aula mais dinâmica, contextualizada e interdisciplinar, valorizando a participação dos estudantes no desenvolvimento e na produção de tais materiais. Com abordagem metodológica de um relato de experiência, descreve-se neste texto experiências vivenciadas e adquiridas durante a realização de diferentes disciplinas de caráter pedagógico do curso de Licenciatura em Química. Os resultados indicam que a utilização de materiais didáticos elaborados pelo próprio professor possibilita momentos dinâmicos e inovadores para as aulas de Química, além de fomentar a formação da identidade docente nos estudantes de graduação dos cursos de licenciatura.References
FIGUEIREDO, M. C.; RODRIGUES, M.A. A abordagem CTSA na Licenciatura em Química: caminhos para uma alfabetização cidadã. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v.7, n.13, p. 181-192, 2014.
SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Unijuí, p. 30-31, 2010.
EICHLER, M. L; DEL PINO, J. C. A produção de material didático como estratégia de formação permanente de professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 9, n. 3, p. 633-656, 2010.
ROCHA, M. F.; LIMA, I. C.; VICTOR, C. M. B.; SANTANA, I. S., SILVA, L. P. Jogos didáticos no de ensino de Química. Formação de professores: Interação
Universidade – Escola no PIBID/UFRN. Disponível em: <http://quimimoreira.net/Jogos%20didaticos%202.pdf> Acesso em: 28 abr. 2016.
MORATORI, P. B. Por que utilizar jogos educativos no processo ensino aprendizagem?. 2003. 33. Dissertação (Mestrado de Informática aplicada à Educação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2003.