QUALIDADE DE VIDA A PRÁTICA DE ATIVIDADES FÍSICAS NO HORTO FLORESTAL EM RIO BRANCO – AC
Resumo
A busca por um estilo de vida saudável é um tema bastante atual e ao mesmo tempo antigo, já que a procura por maior longevidade e qualidade de vida sempre foi a meta de milhares de pessoas ao longo do tempo, resultando na criação de praticas e tradições que tentam alcançar esse objetivo. Um número crescente de habitantes da cidade de Rio Branco, cada vez mais, procura melhorar a própria qualidade de vida utilizando para isso as áreas públicas de lazer disponíveis. Através de observações empíricas e entrevistas com os seus utilizadores, foi possível perceber que o Horto Florestal é um reduto de pessoas que praticam atividades físicas, fazendo uso das estruturas ali presentes, como as academias ao ar livre e de outras alternativas que o parque proporciona, como as aulas de Tai Chi Chuan e de Ginástica Aeróbica. Como uma área verde que apresenta para o indivíduo o contato com a natureza e um espaço para o relaxamento, o horto florestal cumpre com o seu papel de promotor de uma qualidade de vida tanto no sentido físico quanto no mental.
Referências
BARGOS, D., MATIAS L. F. Áreas verdes urbanas: um estudo de revisão e proposta conceitual. REVSBAU, Piracicaba – SP, v.6, n.3, p.172-188, 2011
Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Departamento de Educação Ambiental. Histórico do HortoFlorestal.RIO BRANCO (Acre).
Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Departamento de Educação Ambiental. Histórico do HortoFlorestal.RIO BRANCO (Acre).
CORTI, B.; DONOVAN, R. J.; HOLMAN, C. D. J. Factors influencing the use of physical activity facilities: Results from qualitative research. Health Promotion Journal of Australia, 7, 16-21, 1997.
BARTON, J.; PRETTY, J. What is the Best Dose of Natureand Green Exercise for Improving Mental Health? A Multi-StudyAnalysis. Environ. Sci. Technol, 44, 3947–3955, 2010.
VIEIRA, M. Qualidade de vida nos espaços públicos de lazer de Passo Fundo. X Salão de Iniciação Científica – PUCRS, 2009. p. 1.