HAMBÚRGUERES E LAZER: A NOVA FORMA DE CONSUMO JUVENIL EM RIO BRANCO – AC

Autores

  • Kaira Carla de Oliveira Portilho Colégio de Aplicação - CAp Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Hélio Camilo Rosa

Resumo

Atualmente, com a correria do meio urbano, as pessoas adotaram novos hábitos alimentares, assim preferindo lanches rápidos e práticos, nesse contexto destacam-se as redes de fast-food, termo em inglês que significa “comida rápida”. Os adolescentes são mais acessíveis a essas mudanças devido a questões fisiológicas e psicológicas, pois buscam suprir necessidades de estar incluídos em um novo meio social. Visando a saúde e o bem-estar dos mesmos, o presente trabalho investigou a historia da chegada das redes de fast-food em Rio Branco – Acre, avaliou o quanto os adolescentes freqüentam esses locais e analisou a consequência do consumo abusivo desse tipo de alimentação. Como método, observamos a praça de alimentação do Via Verde Shopping e entrevistamos dez adolescentes que freqüentavam o local. Constatamos que, em geral, escolhem os fins de semana, acompanhados dos amigos e/ou familiares. Percebemos que eles possuem consciência que os fast-food não são bons para saúde, porém a diversidade de sabores os entusiasmam, alegam também que são influenciados na escolha gastronômica pelas propagandas midiáticas através das belas imagens mostradas na TV e outros meios. Notamos que a alimentação dos jovens está diretamente ligada ao seu meio social, econômico e cultural, sendo uma forma de se interagir com os amigos e no meio em que vive. A procura pelos fast-food não significa somente a busca por alimentos com ótimos sabores, mas uma forma de incluir-se no grupo de amigos, isso possui grande valor.

Biografia do Autor

Kaira Carla de Oliveira Portilho, Colégio de Aplicação - CAp Universidade Federal do Acre - UFAC

Ex-aluna do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre, Atual aluna do curso de enfermagem na UFAC

Referências

. EQUIPE SAÚTIL. Emoções e Hormônios na Adolescência. Disponível em http://www.sautil.com.br/saude-para-voce/adolescente/conteudo/emocoes-e-hormonios-na-adolescencia, [acesso em 20 de out 2015].

. SANTOS, J. M.; CAMARGO, M. L. M.; QUEIROZ, N. S. Consumo de fast foods: um caminho para obesidade na adolescência? In: V ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo - I Encontro Luso-Brasileiro de Estudos do Consumo Tendências e Ideologias do Consumo no Mundo Contemporâneo. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: < http://www.estudosdoconsumo.com.br/artigosdoenec/5.1.1-Dos_Santos_Camargo_e_de_Queiroz-Consumo_de_Fast_Foods.pdf.>, [acesso em 20 de out 2015].

.PORTO, Gabriela. Malefícios do fast-food. Disponível em: <http://www.infoescola.com/saude/maleficios-do-fast-food/> [acesso em 09 de abril 2015].

A GAZETA DO ACRE. Rede Bob´s inaugura mega loja em Rio Branco. Disponível em: < http://agazetadoacre.com/rede-bobas-inaugura-mega-loja-em-rio-branco/>, [acesso em 25 de out 2015].

VIA VERDE SHOPPING, site official. O SHOPPING. Disponível em: < http://viaverdeshopping.com.br/shopping.php>, [acesso em 25 de out 2015].

SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e vídeo-cultura na Argentina. Tradução de Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: UFRJ,1997.

ABRANTES, M. M.; COLOSIMO, E. A.; LAUMONIER, J. A. Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes das regiões Sudeste e Nordeste. Jornal de Pediatria, vol. 78, nº4, p. 335-340, 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/jped/v78n4/v78n4a14>, [acesso em 25 de out 2015].

GÓES, J. A. W. Fast food: espaço símbolo da supermodernidade. Disponível em: <http://amaivos.uol.com.br/amaivos2015/?pg=noticias&cod_canal=33&cod_noticia=6402>, [acesso em: 21 de Out 2015].

GÓES, J. A. W. Fast food: espaço símbolo da supermodernidade. Disponível em: <http://amaivos.uol.com.br/amaivos2015/?pg=noticias&cod_canal=33&cod_noticia=6402>, [acesso em: 21 de Out 2015].

Downloads

Publicado

2017-07-17

Como Citar

Portilho, K. C. de O., & Rosa, H. C. (2017). HAMBÚRGUERES E LAZER: A NOVA FORMA DE CONSUMO JUVENIL EM RIO BRANCO – AC. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(1). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1153

Edição

Seção

Ensaio Acadêmico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)