ENTRE VIDAS SECAS E REDES DIGITAIS – COMO E PARA QUÊ ENSINAR E APRENDER LÍNGUA E LITERATURA, HOJE?
Palavras-chave:
Língua Portuguesa, Literatura, EnsinoResumo
Neste artigo, descrevemos uma proposta de ensino articulado entre a literatura, a leitura, a escrita, a oralidade e a análise linguística, com base na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos. As sugestões deste trabalho se justificam por conjugar a teoria e a prática em orientações pedagógicas, com vistas a facilitar compreensão da transposição didática dos fundamentos teóricos, apreendidos durante a formação acadêmica. O caminho metodológico observa a abordagem qualitativa e caracteriza-se como exploratório e descritivo. O artigo se assenta nos princípios da teoria sociointeracionista, pois pretendemos apresentar procedimentos, com o objetivo de formar leitores e escritores competentes, para se comunicarem nos distintos espaços sociais. Desse modo, a proposta poderá auxiliar professores tanto do Ensino Superior, ministrantes de disciplinas de natureza prática, quanto da Educação Básica, e, sobretudo, alunos de graduação.
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