GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rebeka da Silva Aguiar Universidade Federal do Amazonas
  • Aelissandra Ferreira da Silva Colégio de Aplicação - Universidade Federal do Acre
  • Alexandre Melo de Sousa Universidade Federal do Acre https://orcid.org/0000-0002-2510-1786
  • Michelle Vilarinho Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Sequência didática, Gênero textual, Notícia

Resumo

Neste artigo, apresentamos um conjunto de atividades escolares referente ao gênero textual notícia. O objetivo é descrever os procedimentos utilizados na elaboração de uma proposta didática desse gênero, com vistas a atender às singularidades linguísticas de natureza textual e discursiva de alunos do Ensino Médio. A proposta se baseia nos fundamentos da teoria sociointeracionista, que concebe a linguagem como instrumento de comunicação nos diferentes espaços da sociedade, seja por meio da escrita, seja por meio da fala. O percurso metodológico segue a abordagem qualitativa e os objetivos são de cunho exploratório e descritivo. Com a publicação deste trabalho, esperamos colaborar com os professores e alunos em compreender a transposição didática das teorias linguísticas apreendidas durante a graduação.

Biografia do Autor

Rebeka da Silva Aguiar, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Linguística (Léxico e Terminologia). Professora substituta da Universidade Federal do Amazonas. Atua nas áreas da Linguística, com ênfasenos seguintes temas:dicionário escolar, terminografia escolar,terminologia e ensino, glossário sistêmico,morfologia lexical, leitura e produção textual com propriedade vocabular.

Aelissandra Ferreira da Silva, Colégio de Aplicação - Universidade Federal do Acre

Graduada em Letras Português pela UFAC. Especialista em Educação Inclusiva pela Ufac e Mestre em letras: linguagem e identidade pela Ufac. É professora de Língua Portuguesa do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Acre desde 2010. Desenvolve trabalhos nas áreas da Linguística Aplicada e Análise do Discurso de linha francesa.

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Professor de Língua Portuguesa e Linguística na Universidade Federal do Acre. Lotado no Centro de Educação, Letras e Artes (CELA). Professor e pesquisador nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Membro da Academia Acreana de Letras - Cadeira nº 01.

Michelle Vilarinho, Universidade de Brasília

Doutora em Linguística (Léxico e Terminologia). Professora da Universidade de Brasília. Atua nas áreas da Linguística, com ênfase nos seguintes temas:dicionário analógico, lexicografia, dicionário, terminologia e ensino de português do Brasil como segunda língua, produção textual com propriedade vocabular.

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

da Silva Aguiar, R., Ferreira da Silva, A., Sousa, A. M. de, & Machado de Oliveira Vilarinho, M. (2020). GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(2), 695–709. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/4179

Edição

Seção

Linguística, Letras e Artes