MÚSICA PARA OS SUJEITOS SURDOS: EXPRESSIVIDADE E PARALINGUAGEM

Autores

  • Vivian Gonçalves Louro Vargas Universidade Federal do Acre http://orcid.org/0000-0002-1515-5828
  • Alexandre Melo de Sousa Universidade Federal do Acre

Resumo

O artigo busca mostrar como a música é sentida pelos surdos. Inicia-serelatando a estranheza da autora,ouvinte,no princípio de seu contato com as pessoas surdas ao perceber o interesse deles pela música. Enfatiza que eles têm uma forma de apreciá-ladiferente daqueles que ouvem, necessitando do profissional tradutor/intérprete de língua de sinaispara compreender o objeto por ela abordado, utilizando-se de marcas não manuais para transmitir a expressividade inerente à música.Analisa-se quem é este profissional e a importância de seu trabalho para a inserção e participação do surdo na sociedade. Para exemplificar a diversidade de percepções da música por surdos e ouvintes, é mencionado o filme “A família Berlier”, mostrando a diferença da experiência de uma família em relação à música, sendo que três de seus membros são surdos e um ouvinte.

Biografia do Autor

Vivian Gonçalves Louro Vargas, Universidade Federal do Acre

Mestranda em Letras: Linguagem e Identidade (UFAC). Possui graduação em Letras / Inglês (2004) e Pedagogia (2009) pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, Pós Graduação Lato Sensu em Tecnologia Assistiva, Comunicação Alternativa e Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo Centro Universitário do Instituto de Ensino Superior COC. Atuou como Tradutora Intérprete de Língua Brasileira de Sinais em escolas da rede estadual e municipal de Juiz de Fora/MG. Tem experiência na área de Educação. Possui certificado de Proficiência em Tradução e Interpretação da LIBRAS-Língua Portuguesa-Libras. É Professora da área de Libras da Universidade Federal do Acre (UFAC).

Alexandre Melo de Sousa, Universidade Federal do Acre

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2000), Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2003), Mestre em Linguística Aplicada ao Português pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Acre, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas à Linguística - especificamente, aos domínios da Língua Portuguesa. Coordena o Projeto Atlas Toponímico da Amazônia Ocidental Brasileira (Projeto ATAOB). É professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (UFAC) e do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), atuando na área de Descrição e Análise Linguística.

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

Vargas, V. G. L., & Sousa, A. M. de. (2017). MÚSICA PARA OS SUJEITOS SURDOS: EXPRESSIVIDADE E PARALINGUAGEM. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/1204

Edição

Seção

Artigos de Revisão