PANORAMA EPIDEMIOLÓGICO DA TRIPANOSSOMÍASE AMERICANA NO ESTADO DO ACRE, AMAZÔNIA SUL- OCIDENTAL, NO PERÍODO DE 2009 A 2016

Autores

  • Gerlandes Fernandes de Oliveira
  • Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti Editor "South American Journal of Basic Education, Technical and Technological" - Universidade Federal do Acre (UFAC)

Resumo

A ocorrência de Tripanossomíase Americana, principalmente na região amazônica, preocupa pelo fato de que, os riscos relacionados à sua transmissão, estão intimamente ligados às atividades de subsistência de famílias que vivem no meio rural ou próximo dele e contam quase que exclusivamente das atividades de extrativismo e de tudo mais que a floresta pode lhes oferecer. E em virtude disso, o presente estudo tem como objetivo analisar o panorama epidemiológico da transmissão oral e vetorial da Tripanossomíase Americana na região amazônica Brasileira de 2009 a 2016 e os fatores Socioambientais que influenciam a mesma. Tendo como objetivos específicos descrever espécies e gêneros de triatomíneos e sua distribuição na Amazônia; Identificar os principais reservatórios do Trypanosoma cruzi e sua distribuição na Amazônia; Desenvolver um aplicativo que servirá de guia com as espécies de triatomíneos ocorrentes no estado do Acre, Amazônia, Roraima e Rondônia, a fim de informar a população sobre os triatomíneos ocorrentes nesses estados. O levantamento da incidência da transmissão oral e vetorial será realizada por estudo descritivo, exploratório, com base em dados secundários de domínio público, provenientes do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Sistema Único de Saúde (SINAN). As análises estatísticas para calcular o Coeficiente de Incidência será: (número de Casos ÷ População da localidade no ano pesquisado × Base 100 mil). Uma pesquisa das espécies e gêneros dos triatomíneos e sua distribuição será realizada através de uma revisão bibliográfica realizada em livros e artigos publicados em revistas hospedadas nas bases de dados: PubMed, Scielo, BVS e Google academic. Usando os descritores: triatomíneos, doença de Chagas, Barber, Amazônia, habitat de triatomíneos, triatomíneos e distribuição. Os artigos foram pesquisados em português, inglês e espanhol, sem limitação do ano.

Biografia do Autor

Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti, Editor "South American Journal of Basic Education, Technical and Technological" - Universidade Federal do Acre (UFAC)

Graduado em Ciências Biológicas

Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior

Mestre em Genética e Toxicologia Aplicada

Doutor em Biologia Experimental

Downloads

Publicado

2020-05-17

Como Citar

Oliveira, G. F. de ., & Meneguetti, D. U. de O. (2020). PANORAMA EPIDEMIOLÓGICO DA TRIPANOSSOMÍASE AMERICANA NO ESTADO DO ACRE, AMAZÔNIA SUL- OCIDENTAL, NO PERÍODO DE 2009 A 2016. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, 7(1), 721. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/3631

Edição

Seção

Resumos de Dissertações e Teses

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>