ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE: UM RELATO DA VIVÊNCIA NA DISCIPLINA DO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE NA AMAZÔNIA OCIDENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE

  • Bruna Alencar França Lima Universidade Federal do Acre
  • Jessyca Lima da Silva Universidade Federal do Acre
  • Carina Hechenberger Souza Universidade Federal do Acre
  • Eufrasia Santos Cadorin Universidade Federal do Acre
  • Thales Antonio Pinheiro Scherer Universidade Federal do Acre
  • Cinthya Kelly Bastos Freire Nogueira Universidade Federal do Acre
  • Rodrigo Minuano Clementino da Rocha Santos Universidade Federal do Acre
  • André Leonam Lopes Isquierdo Universidade Federal do Acre
  • Sergiane dos Santos Costa Universidade Federal do Acre
  • Claúdia Sena de Pádua Universidade Federal do Acre
  • Ramyla Gomes Brilhante Universidade Federal do Acre
  • Michelle de Paiva Frauzino Pereira Universidade federal do Acre
  • Caroliny Izabel Araújo de Freitas Universidade Federal do Acre
  • Ana Rita Canovas do Prado Nogueira Universidade Federal do Acre
  • Rayana Nascimento Matos da Silva Universidade federal do Acre
  • Laura Cordeiro Gomes Universidade Federal do Acre
  • Bruno Luis Biazi Universidade Federal do Acre
  • Abraão de Alencar Miranda Universidade Federal do Acre
  • José Johnata Paiva de Melo Universidade Federal do Acre
  • Carlos Roberto Teixeira Ferreira Universidade Federal do Acre
  • Felipe Gonçalves Pilta Universidade Federal do Acre
  • Gabriela Alves da Silva Universidade Federal do Acre
  • Marcilene Alexandrina Chaves Universidade Federal do Acre
  • Adriane Corrêa da Silva Universidade Federal do Acre
  • Cristiane Soares ferreira Bortolini Universidade Federal do Acre
  • Romeu Paulo Martins Silva Universidade Federal do Acre
  • Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti Universidade Federal do Acre
  • Miguel Junior Sordi Bortolini Universidade Federal do Acre

Resumo

Objetivo: O presente estudo teve como objetivo acompanhar o percurso metodológico na construção do conhecimento da disciplina Atividade Física e Saúde do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental da Universidade Federal do Acre – UFAC, assim como sintetizar o que foi discutido em sala de aula. Percurso metodológico:  O estudo caracteriza-se como um relato de experiência da disciplina supracitada, desenvolvida no período de abril a julho de 2018. Previamente o docente escolheu 23 artigos que foram distribuídos aos discentes por ordem de escolha dos mesmos. Antes das apresentações de seminários, foram ministradas 12 horas de aulas teóricas. Esses artigos tinham como foco os efeitos imunológicos, genéticos, bioquímicos, fisiológicos e/ou de microbiota relacionados positivamente ou não à atividade física e/ou exercício físico e saúde. Os acadêmicos apresentaram na forma de seminário e, após comentários do docente e outrem, elaboraram uma síntese do seu artigo, as quais foram utilizadas para a preparação de parte deste estudo. Ao término da disciplina foi elaborado um questionário e aplicado ao grupo para correlacionar as contribuições da disciplina em sua vivência pessoal e/ou profissional.  Resultados e discussão: O método proposto na disciplina possibilitou a construção do conhecimento, onde os acadêmicos foram sujeitos no processo ensino aprendizagem de forma significativa, correlacionando teoria e prática, a partir dos temas propostos pela disciplina. Algumas sugestões foram pontuadas para que houvessem mais discussões sobre os temas. O método adotado possibilitou a transmissão do conhecimento em uma via de mão dupla entre o docente e os discentes. Alcançou-se os objetivos propostos, tanto na concepção quanto no planejamento da disciplina.

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Publicado
2019-08-01