ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA DE PRODUÇÕES ESCRITAS EM PORTUGUÊS HUNI KUĨ

Autores

  • Renan da Silva Bezerra Universidade Federal do Acre
  • Heidi Soraia Berg Universidade Federal do Acre

Resumo

O presente estudo propõe contribuir com investigações que enfocam a diversidade linguística do Estado do Acre, Brasil. Sistematiza os dados obtidos na pesquisa “Vertentes do Português Indígena I” (Pibic/Ufac - 2018/2019), comdiscussões e análises decorrentes de material escrito em português Huni Kuĩ:  produção de memoriais por acadêmicos indígenas de Jordão/AC, em 2017. A metodologia qualitativa de caráter descritivo e documental permitiu revisitar os dados advindos da produção de seis tabelas desenvolvidas pela equipe em 2019 e reelaborar considerações. Para tanto, fundamentou-se nos lineamentos teóricos do português étnico (Ferreira, 2005; Silva 2011; Amado, 2015; Christino. 2017; Maher, 1998), do gênero discursivo memorial (Câmara, Passeggi, 2012) e da Linguística Aplicada (Cesar, Cavalcanti, 2007; Rajagopalan, 1998; Blommaert, 2020). Partindo dessa re(análise), foi possível corroborar que o português indígena Huni Kuĩ não deve ser visto como um dialeto ou interlíngua, mas como uma língua plena, com especificidades de uso, oriundas de um contexto de bilinguismo. No tocante à atualização das seis tabelas derivadas dos fatores elencados na materialidade linguística dos textos escritos, estabeleceu-se a seguinte divisão analítica: 1) Nível lexical; 2) Nível morfossintático; e 3) Nível fono-ortográfico. Reforça-se que o português aprendido é uma língua indígena genuína, funcional e sua deslegitimação é resultado de coerções ideológicas instauradas no discurso, que intentam a criação de uma nação e língua nacional unificados.

 

[1] Inicialmente esse artigo foi publicado em 2022, no e-book Educação, Múltiplas Linguagens e Estudos contemporâneos. Vol.1 Organizado por Éderson Luís Silveira e Wilder Kleber Fernandes de Santana. São Carlos: Pedro e João Editores (p. 177-202). Para a presente publicação foram realizados alguns ajustes solicitados pela equipe editorial.

Este artículo fue publicado en 2022, en el libro electrónico Educación, múltiples lenguas y estudios contemporáneos. Vol.1 Organizado por Éderson Luís Silveira y Wilder Kleber Fernandes de Santana. São Carlos: Pedro y João Editores (p. 177-202).

 

Biografia do Autor

Renan da Silva Bezerra, Universidade Federal do Acre

Universidade Federal do Acre. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.

Heidi Soraia Berg, Universidade Federal do Acre

Universidade Federal do Acre. Professora adjunta do Centro de Educação, Letras e Artes.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Bezerra, R. da S., & Berg, H. S. (2024). ANÁLISE MORFOSSINTÁTICA DE PRODUÇÕES ESCRITAS EM PORTUGUÊS HUNI KUĨ. Revista Geadel, 5(2), 65–84. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/8265