EXPERIÊNCIAS DOCENTES OBTIDAS POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP

Autores

  • Wyslley Bessa de Almeida Universidade Federa do Acre
  • José Cabral Mendes Universidade Federa do Acre (Ufac)

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar as minhas experiências docentes, obtidas através do Programa de Residência Pedagógica – PRP, as quais foram realizadas, de outubro de 2022 a março de 2024, nas escolas estaduais de Rio Branco, Acre, Raimundo Gomes de Oliveira, de Ensino Fundamental, supervisionadas pela professora preceptora Iricélia Coelho do Nascimento, e Alcimar Nunes Leitão, de Ensino Fundamental e Médio, supervisionadas pela professora preceptora Fabyola Costa Melo, sob a orientação do Professor Doutor José Cabral Mendes, tendo em vista eu ser acadêmico de um curso de licenciatura, o curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Acre – UFAC, necessitando, portanto, da realização do trabalho prático pedagógico prévio no ambiente escolar. Para tanto, eu me ative, prioritariamente, às metodologias ativas de aprendizagem, nas quais o aluno é colocado no centro do processo de ensino-aprendizagem, atuando como protagonista e não como um mero espectador. Dessa maneira, obtive, com mais facilidade, a familiarização com o corpo discente, contribuindo, assim, para que eu pudesse vencer os possíveis desafios surgidos durante o processo. Essas experiências, nas referidas escolas, contribuíram significativamente para a minha formação acadêmica e contribuirão, de fato, para a minha carreira profissional. Como referenciais teóricos, utilizamos, eu e o meu orientador: Constituição federal brasileira (1988), Freire (1993, 2004), Butt (2009), Vygotsky (2009), Pimenta e Lima (2012), BNCC (2017).

Biografia do Autor

Wyslley Bessa de Almeida, Universidade Federa do Acre

Graduando em Licenciatura em Letras Espanhol pela Universidade Federal do Acre - Ufac

José Cabral Mendes, Universidade Federa do Acre (Ufac)

Doutor em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Mestre em Letras: linguagem e identidade pela Universidade Federal do Acre - UFAC, com trabalho relacionado à literatura comparada, intitulado: De pícaros e picardias: a máscara de "Lazarillo" na Amazônia de Galvez. Graduado em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Federal do Acre - UFAC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Investigação e Prática Pedagógica no Ensino da Língua Espanhola, Estágio Supervisionado, Ensino de línguas e literaturas. Foi coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid, pela Universidade Federal do Acre - UFAC, na cidade de Rio Branco, capital do Estado do Acre, desenvolvendo e orientando trabalhos voltados para o ensino de língua espanhola, com concentração na oralidade, leitura, escrita e cultura. Atualmente, foi professor orientador no Programa Institucional de Residência Pedagógica – PRP, da área de Letras Espanhol da Universidade Federal do Acre – UFAC, Campus Rio Branco. Atualmente, é professor coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid, na referida IFES.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Bessa de Almeida, W. ., & Cabral Mendes, J. (2024). EXPERIÊNCIAS DOCENTES OBTIDAS POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP. Revista Geadel, 5(2), 113–122. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/8194