EXPERIÊNCIAS DOCENTES OBTIDAS POR MEIO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – PRP
Resumo
Este artigo tem por objetivo relatar as minhas experiências docentes, obtidas através do Programa de Residência Pedagógica – PRP, as quais foram realizadas, de outubro de 2022 a março de 2024, nas escolas estaduais de Rio Branco, Acre, Raimundo Gomes de Oliveira, de Ensino Fundamental, supervisionadas pela professora preceptora Iricélia Coelho do Nascimento, e Alcimar Nunes Leitão, de Ensino Fundamental e Médio, supervisionadas pela professora preceptora Fabyola Costa Melo, sob a orientação do Professor Doutor José Cabral Mendes, tendo em vista eu ser acadêmico de um curso de licenciatura, o curso de Letras Espanhol da Universidade Federal do Acre – UFAC, necessitando, portanto, da realização do trabalho prático pedagógico prévio no ambiente escolar. Para tanto, eu me ative, prioritariamente, às metodologias ativas de aprendizagem, nas quais o aluno é colocado no centro do processo de ensino-aprendizagem, atuando como protagonista e não como um mero espectador. Dessa maneira, obtive, com mais facilidade, a familiarização com o corpo discente, contribuindo, assim, para que eu pudesse vencer os possíveis desafios surgidos durante o processo. Essas experiências, nas referidas escolas, contribuíram significativamente para a minha formação acadêmica e contribuirão, de fato, para a minha carreira profissional. Como referenciais teóricos, utilizamos, eu e o meu orientador: Constituição federal brasileira (1988), Freire (1993, 2004), Butt (2009), Vygotsky (2009), Pimenta e Lima (2012), BNCC (2017).
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