TRANSFORMAÇÕES NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
IMPACTOS E DESAFIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.29327/2528766.5.2-7Resumo
Propomos neste artigo examinar as transformações no currículo da educação básica no Brasil, com foco na implementação do Novo Ensino Médio, instituído pela Lei nº 13.415/2017 e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Novo Ensino Médio busca modernizar e flexibilizar o currículo para atender às demandas do século XXI. As principais inovações incluem itinerários formativos e o desenvolvimento de competências e habilidades. A análise histórica revela a constante adaptação da educação às demandas sociais, econômicas e políticas. A implementação da reforma enfrenta desafios como a formação continuada de professores, a adequação da infraestrutura escolar e a atualização dos materiais didáticos, além de disparidades regionais significativas. O artigo também aborda controvérsias sobre a redução da carga horária de disciplinas tradicionais e a retirada da obrigatoriedade de algumas matérias. Apesar dos desafios, a reforma representa um esforço substancial para modernizar a educação brasileira, preparando os jovens para os desafios contemporâneos e alinhando o Brasil aos padrões educacionais internacionais.
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