TRANSFORMAÇÕES NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

IMPACTOS E DESAFIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Autores

  • Willianice Soares Maia IFAL
  • William da Silva Balbino

DOI:

https://doi.org/10.29327/2528766.5.2-7

Resumo

Propomos neste artigo examinar as transformações no currículo da educação básica no Brasil, com foco na implementação do Novo Ensino Médio, instituído pela Lei nº 13.415/2017 e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Novo Ensino Médio busca modernizar e flexibilizar o currículo para atender às demandas do século XXI. As principais inovações incluem itinerários formativos e o desenvolvimento de competências e habilidades. A análise histórica revela a constante adaptação da educação às demandas sociais, econômicas e políticas. A implementação da reforma enfrenta desafios como a formação continuada de professores, a adequação da infraestrutura escolar e a atualização dos materiais didáticos, além de disparidades regionais significativas. O artigo também aborda controvérsias sobre a redução da carga horária de disciplinas tradicionais e a retirada da obrigatoriedade de algumas matérias. Apesar dos desafios, a reforma representa um esforço substancial para modernizar a educação brasileira, preparando os jovens para os desafios contemporâneos e alinhando o Brasil aos padrões educacionais internacionais.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Soares Maia, W. ., & Silva Balbino, W. da . (2024). TRANSFORMAÇÕES NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTOS E DESAFIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL. Revista Geadel, 5(2), 85–101. https://doi.org/10.29327/2528766.5.2-7