TRANSFORMAÇÕES NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

IMPACTOS E DESAFIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Autores

  • Willianice Soares Maia IFAL
  • William da Silva Balbino

Resumo

Propomos neste artigo examinar as transformações no currículo da educação básica no Brasil, com foco na implementação do Novo Ensino Médio, instituído pela Lei nº 13.415/2017 e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O Novo Ensino Médio busca modernizar e flexibilizar o currículo para atender às demandas do século XXI. As principais inovações incluem itinerários formativos e o desenvolvimento de competências e habilidades. A análise histórica revela a constante adaptação da educação às demandas sociais, econômicas e políticas. A implementação da reforma enfrenta desafios como a formação continuada de professores, a adequação da infraestrutura escolar e a atualização dos materiais didáticos, além de disparidades regionais significativas. O artigo também aborda controvérsias sobre a redução da carga horária de disciplinas tradicionais e a retirada da obrigatoriedade de algumas matérias. Apesar dos desafios, a reforma representa um esforço substancial para modernizar a educação brasileira, preparando os jovens para os desafios contemporâneos e alinhando o Brasil aos padrões educacionais internacionais.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

Soares Maia, W. ., & Silva Balbino, W. da . (2024). TRANSFORMAÇÕES NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: IMPACTOS E DESAFIOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NO BRASIL. Revista Geadel, 5(2), 85–101. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/8193