A A INTEGRAÇÃO DAS QUATRO HABILIDADES LINGUÍSTICAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO NIVEL FUNDAMENTAL II E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Resumo
RESUMO: O presente artigo foca na integração das quatro habilidades linguísticas no ensino de Língua Inglesa do Ensino Fundamental II procurando compreender o que diz a Base Nacional Comum Curricular sobre o ensino integrado dessas habilidades de uso da língua. A pesquisa objetiva investigar como ocorre o ensino das quatro habilidades linguísticas a partir da análise de uma sequência didática aplicadas para o 9º ano em uma escola da rede pública do estado do Acre. Como suporte metodológico, o estudo pode ser classificado como uma pesquisa documental, de natureza qualitativa, realizada em campo, uma vez que nosso objeto de investigação foram documentos de ensino aplicados em sala de aula por professores de Língua Inglesa. O artigo tem como aporte teórico: Araújo (2015), que dialoga sobre a integração das quatro habilidades linguísticas (listening, speaking, reading e writing); Nunan (1999), que ampara a discussão sobre a habilidade listening; os PCNs (1998) e a BNCC (2018), que enfatizam o ensino da leitura; e Zabala (1998), que descreve o que são consideradas atividades ou tarefas. Os resultados mostram que em uma única aula as habilidades linguísticas não são trabalhadas de forma integrada, no entanto, mediante as tarefas realizadas em toda a sequência didática, busca-se integrar ao menos duas das quatro habilidades demonstrando que ainda é preciso compreender o processo de produção desse recurso pedagógico para que o conjunto de tarefas possa dar conta de fazer a integração das habilidades linguísticas.
Palavras-chave: BNCC. Língua Inglesa. Sequência didática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Geadel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.