LITERATURA LATINOAMERICANA

ABORDAGEM DE CONTOS INSÓLITOS DE EM AULAS DE ESPAÑOL

Autores

  • Claudia Vanessa Bergamini Universidade Federa do Acre - Ufac
  • Caio Vitor Marques Miranda Universidade Estadual do Norte do Paraná (UNESPAR)

Resumo

Muitos são os desafios encontrados pelo professor e pelo aluno, no processo de ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, isso proque não basta mais que o aluno saiba falar, ler e escrever nessa língua para ser considerado comunicativamente competente. Na verdade, aprender e ensinar é muito mais complexo. Assim, este trabalho justifica-se pela necessidade de propor um novo olhar, por meio da inserção de histórias inusitadas da América Latina, no mundo das línguas estrangeiras, proporcionando ao professor novas dimensões e caminhos, para que o processo de aprendizagem do aluno inclua questões culturais e não apenas se centre no âmbito linguístico-estrutural. Para tanto, sugerimos que os educadores avaliem seu próprio contexto educacional, criem atividades que possibilitem aos alunos refletir sobre as narrativas históricas, desenvolvendo a criticidade e desenvolvendo criativamente suas próprias histórias. Para atingir o objetivo proposto, que sugere propostas didáticas com conteúdo literário nas aulas de espanhol como língua estrangeira, este estudo se baseia nas ideias de Cereja (2005), Jouve (2012), Lajolo (1995), Guimarães e Batista (2012), Brun (2004) e Zilberman (2012), referências na área de discussão.

Biografia do Autor

Claudia Vanessa Bergamini, Universidade Federa do Acre - Ufac

Universidade Federal do Acre (Ufac). Acre. Brasil. Profa. Dra. em Letras do Centro de Educação Letras e Arte. ORCID: Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3528-7465

Caio Vitor Marques Miranda, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UNESPAR)

UNESPAR/Universidade Estadual do Norte do Paraná, Paráná, Brasil. Prof. Dr. em Letras Colaborador do Curso de Letras-espanhol. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6741-4986   

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Bergamini, C. V., & Vitor Marques Miranda, C. . . (2023). LITERATURA LATINOAMERICANA: ABORDAGEM DE CONTOS INSÓLITOS DE EM AULAS DE ESPAÑOL . Revista Geadel, 4(02), 105–120. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7250