VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

UMA ANÁLISE CRÍTICA DA DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE DA COMUNICAÇÃO HUMANA

Autores

  • Laís Ramires de Oliveira Instituto Federal de Alagoas
  • Matheus Marques dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Valéria da Silva Marçal
  • Emanuel Marcelo Salgueiro da Silva IFAL

Resumo

Nos estudos das língua(gens), abordar temas como as "Variações Linguísticas" configura-se de grande relevância para compreendermos a diversidade e complexidade da comunicação humana. Essa área de estudo abrange a investigação das diferentes formas como a linguagem é utilizada e como varia entre indivíduos, grupos sociais, regiões geográficas e contextos culturais. Assim, o estudo tem por finalidade fazer uma análise crítica das variações linguísticas observando que não apenas a complexidade da comunicação humana, mas também questões sociais, culturais e políticas são subjacentes à diversidade linguística. Metodologicamente se configura como um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico e descritivo. Como referencial teórico apoia-se nas discussões propostas por Bagno (1999), Lima (2019) e Berquó (2023). O estudo nos leva a compreender que valorizar as variações linguísticas já uma postura de amadurecimento e um passo significativo e essencial para a promoção da inclusão, da igualdade e do respeito entre as diferentes formas de expressão linguística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laís Ramires de Oliveira, Instituto Federal de Alagoas

Discente do Curso de Licenciatura em Letras - IFAL

Matheus Marques dos Santos, Instituto Federal de Alagoas

Discente do Curso de Licenciatura em Letras - IFAL

Emanuel Marcelo Salgueiro da Silva, IFAL

Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Maceió. Mestrado em Gestão de Empresa- marketing pela Universidadede Évora (IFAL)

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Ramires de Oliveira, L. ., Marques dos Santos, M., da Silva Marçal, V. ., & Salgueiro da Silva, E. M. (2023). VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE DA COMUNICAÇÃO HUMANA. Revista Geadel, 4(02), 79–89. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7157