VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS

UMA ANÁLISE CRÍTICA DA DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE DA COMUNICAÇÃO HUMANA

Autores

  • Laís Ramires de Oliveira Instituto Federal de Alagoas
  • Matheus Marques dos Santos Instituto Federal de Alagoas
  • Valéria da Silva Marçal
  • Emanuel Marcelo Salgueiro da Silva IFAL

Resumo

Nos estudos das língua(gens), abordar temas como as "Variações Linguísticas" configura-se de grande relevância para compreendermos a diversidade e complexidade da comunicação humana. Essa área de estudo abrange a investigação das diferentes formas como a linguagem é utilizada e como varia entre indivíduos, grupos sociais, regiões geográficas e contextos culturais. Assim, o estudo tem por finalidade fazer uma análise crítica das variações linguísticas observando que não apenas a complexidade da comunicação humana, mas também questões sociais, culturais e políticas são subjacentes à diversidade linguística. Metodologicamente se configura como um estudo qualitativo, de cunho bibliográfico e descritivo. Como referencial teórico apoia-se nas discussões propostas por Bagno (1999), Lima (2019) e Berquó (2023). O estudo nos leva a compreender que valorizar as variações linguísticas já uma postura de amadurecimento e um passo significativo e essencial para a promoção da inclusão, da igualdade e do respeito entre as diferentes formas de expressão linguística.

Biografia do Autor

Laís Ramires de Oliveira, Instituto Federal de Alagoas

Discente do Curso de Licenciatura em Letras - IFAL

Matheus Marques dos Santos, Instituto Federal de Alagoas

Discente do Curso de Licenciatura em Letras - IFAL

Emanuel Marcelo Salgueiro da Silva, IFAL

Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Maceió. Mestrado em Gestão de Empresa- marketing pela Universidadede Évora (IFAL)

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Ramires de Oliveira, L. ., Marques dos Santos, M., da Silva Marçal, V. ., & Salgueiro da Silva, E. M. (2023). VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA DIVERSIDADE E COMPLEXIDADE DA COMUNICAÇÃO HUMANA. Revista Geadel, 4(02), 79–89. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7157