DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

  • Gioconda Maria Medeiros Azevedo Universidade Federal da Paraíba
  • Petrúcia Kelly Oliveira Sousa Universidade Federal da Paraíba
  • Roberta Melo De Carvalho Universidade Federal da Paraíba
  • Nadja Maria de Menezes Morais Universidade Federal da Paraíba
  • Wilder Kleber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba

Resumo

Este artigo se propôs a discutir sobre o Ensino de Língua Portuguesa com base nas concepções e práticas de Alfabetização e Letramento para os anos iniciais do Ensino Fundamental em que se apresenta imprescindível a abordagem dialógica da linguagem. Como referencial teórico para subsidiar as nossas construções, recorremos a autores como Geraldi (1991; 1996); Soares (2020) e Antunes, bem como Solé (1999) e Almeida (2013), os quais nos oferecem possibilidades de olhar para as práticas de ensino e pensar de forma dialógica. De igual modo, recorremos a Bakhtin e o Círculo, com as contribuições sobre a perspectiva dialógica. Quanto aos procedimentos metodológicos, nossa pesquisa se classifica como bibliográfica e documental, haja vista que recorremos tanto a estudos já divulgados quanto a documentos normativos. A revisão de literatura demonstrou que se torna essencial conceber e aderir à perspectiva da alfabetização sob vias do(s) letramentos em abordagem dialógica. 

Biografia do Autor

Gioconda Maria Medeiros Azevedo, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Educação pela UFPB, na linha de pesquisa: Processos de Ensino-Aprendizagem. Especialista em Gestão Educacional/UFPB e Especialista em Estatísticas e Avaliação Educacional - CAED/UFJF. 

Petrúcia Kelly Oliveira Sousa, Universidade Federal da Paraíba

Atualmente, é doutoranda em Linguística (UFPB). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. Mestra em Linguística e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Roberta Melo De Carvalho, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Linguística (PROLING-UFPB) desenvolvendo pesquisas na área de aquisição de linguagem e processamento linguístico. Atualmente, desempenha a função de professora da Prefeitura Municipal de João Pessoa em caráter efetivo, atuando no nível da Educação Básica I, no Centro de Referência em Educação Infantil Arthur Belarmino e no nível da Educação Básica II na disciplina de Língua Portuguesa na E.M.E.F.M.José Américo de Almeida (ocupando o cargo de gestora de 2012 a 2017).

Nadja Maria de Menezes Morais, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda na área da Linguística e Ensino pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Linguística (Proling - UFPB)

Downloads

Publicado

2023-12-29

Como Citar

Medeiros Azevedo, G. M., Oliveira Sousa, P. K., De Carvalho, R. M., Maria de Menezes Morais, N. ., & Fernandes de Santana, W. K. (2023). DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Revista Geadel, 4(02), 46–57. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/7089