DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Resumo
Este artigo se propôs a discutir sobre o Ensino de Língua Portuguesa com base nas concepções e práticas de Alfabetização e Letramento para os anos iniciais do Ensino Fundamental em que se apresenta imprescindível a abordagem dialógica da linguagem. Como referencial teórico para subsidiar as nossas construções, recorremos a autores como Geraldi (1991; 1996); Soares (2020) e Antunes, bem como Solé (1999) e Almeida (2013), os quais nos oferecem possibilidades de olhar para as práticas de ensino e pensar de forma dialógica. De igual modo, recorremos a Bakhtin e o Círculo, com as contribuições sobre a perspectiva dialógica. Quanto aos procedimentos metodológicos, nossa pesquisa se classifica como bibliográfica e documental, haja vista que recorremos tanto a estudos já divulgados quanto a documentos normativos. A revisão de literatura demonstrou que se torna essencial conceber e aderir à perspectiva da alfabetização sob vias do(s) letramentos em abordagem dialógica.
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