DISCURSOS SOBRE O CORPO E A MENTE

UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA HOLÍSTICA E SEUS IMPACTOS NA VIDA HUMANA

Autores

  • Juliana da Fonseca Rodrigues Universidade do Rio de Janeiro
  • Rafael Marques Garcia Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Wilder Kleber Fernandes de Santana Universidade Federal da Paraíba
  • Fábio José Antonio da Silva Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.29327/269116.3.5-6

Palavras-chave:

Educação Física; Holismo; Qualidade de Vida.

Resumo

Este trabalho delimitou como objetivo realizar uma investigação discursiva sobre os impactos do exercício físico nas dimensões humanas e os benefícios que ele causa ao ser humano. Para tanto, recorremos aos pressupostos teórico-metodológicos clássicos de Böhme (1993), Guedes e Guedes (1995), Guimarães (1996), Daolio (2003) e Medina (1986), configurando assim uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico e caráter qualitativo.  Inicialmente, realizamos um trajeto histórico em que explicitamos desde uma prática segregadora a uma proposta de Educação Física holística. Depois, discutimos sobre as multidimensões humanas e sua importância para integralidade do ser humano. Na terceira seção, analisamos os impactos dos exercícios físicos nas dimensões humanas. Em conclusão, apontamos que, quando os exercícios físicos priorizam um trabalho que interaja com as dimensões humanas, a partir de preceitos holísticos, contempla-se o ser biopsicossocioespiritualmente, agregando benefícios à vida humana em sociedade.

Biografia do Autor

Juliana da Fonseca Rodrigues, Universidade do Rio de Janeiro

Universidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Escola de Educação Física e Desportos

Rafael Marques Garcia, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado, Bacharel, Mestre e Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor substituto de Educação Física na Universidade Estadual do Maranhão/UEMA, professor de Educação Física da Prefeitura Municipal de Volta Redonda/RJ e professor convidado no Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (CESPEB) do PPGE/UFRJ. Foi professor substituto na Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2018-2020). Membro do GECOS - Grupo de Estudos em Corpo, Esporte e Sociedade e do Laboratório de Estudos Corpo, Esporte e Sociedade, o LAbCOESO. Interesse e afinidade estão voltados para as seguintes áreas: corpo, relações de gênero, sexualidades, esporte e sociedade.

Wilder Kleber Fernandes de Santana, Universidade Federal da Paraíba

​Doutor e Mestre em Linguística (Proling - UFPB) Mestre em Teologia (Faculdade Teológica Nacional) Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Enunciação e Interação (GPLEI/UFPB/CNPQ).  Membro do Grupo de Pesquisa em Linguagens, Tecnologias e Políticas Públicas (GPLTTP/UERGS/CNPQ)  

Fábio José Antonio da Silva, Universidade Norte do Paraná – UNOPAR

Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, Paraná, Brasil. Universidade Norte do Paraná

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

da Fonseca Rodrigues, J. ., Garcia, R. ., Fernandes de Santana, W. K., & José Antonio da Silva, F. (2022). DISCURSOS SOBRE O CORPO E A MENTE: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA HOLÍSTICA E SEUS IMPACTOS NA VIDA HUMANA. Revista Geadel, 3(05), 58–72. https://doi.org/10.29327/269116.3.5-6