QUE TAL UM SAMBA? CARTA AOS BRASILEIROS, BRASILEIRAS, BRASILEIRES EM DEFESA DA DEMOCRACIA
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.3.4-1Palavras-chave:
Carta às Brasileiras, Democracia, Carta aos Brasileiros, Carta aos BrasileirxsResumo
Abrimos o volume 3, número 4, da Revista Geadel com Chico Buarque, na sua melodia bem-humorada, otimista e, principalmente, crítico-reflexiva no intuito de revermos como, por nós mesmos, caímos no discurso conservador e autoritário, tal qual na época da ditadura militar. Dessa vez, Chico apresenta rimas inusitadas, únicas e até divertidas com o samba. Um samba um pouco diferente, com melodias que solicitam nossa atenção e pedem para nos levantarmos e mantermos a coluna ereta, para juntarmos os cacos e irmos à luta porque é na luta que saímos do fundo do poço.
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. (Org. e Trad.) Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
______. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006 [1979].
BUARQUE, Chico. Que tal um samba? In: Biscoito Fino. 2022.
COSTA, Luiz Rosalvo. A questão da ideologia no Círculo de Bakhtin: e o embates no discurso de divulgação científica da revista ciência hoje. São Paulo: Ateliê Editorial, 2017.
TELLES JÚNIOR, Goffredo da Silva. CARTA AOS BRASILEIROS 1977: Manifesto de Repúdio da Ditadura e de Exaltação do "Estado de Direito Já" 2. ed. 2016. Disponível em: Acesso: https://goffredotellesjr.com.br/carta-aos-brasileiros/. 27 jul. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Geadel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.