QUE TAL UM SAMBA? CARTA AOS BRASILEIROS, BRASILEIRAS, BRASILEIRES EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Autores

  • Grassinete C. de Albuquerque OLIVEIRA Universidade Federal do Acre - UFAC http://orcid.org/0000-0002-2765-8705
  • Aquésia Maciel GÓES Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Luciano Mendes SARAIVA Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Aline KIELING Instituto Federal do Acre (IFAC); Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade da Universidade Federal do Acre e Bolsista CAPES
  • Shelton Lima de SOUZA Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Maristela Alves de Souza DINIZ Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Paula Tatiana da SILVA-ANTUNES Universidade Federal do Acre - UFAC

Palavras-chave:

Carta às Brasileiras, Democracia, Carta aos Brasileiros, Carta aos Brasileirxs

Resumo

Abrimos o volume 3, número 4, da Revista Geadel com Chico Buarque, na sua melodia bem-humorada, otimista e, principalmente, crítico-reflexiva no intuito de revermos como, por nós mesmos, caímos no discurso conservador e autoritário, tal qual na época da ditadura militar. Dessa vez, Chico apresenta rimas inusitadas, únicas e até divertidas com o samba. Um samba um pouco diferente, com melodias que solicitam nossa atenção e pedem para nos levantarmos e mantermos a coluna ereta, para juntarmos os cacos e irmos à luta porque é na luta que saímos do fundo do poço.

Biografia do Autor

Grassinete C. de Albuquerque OLIVEIRA, Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2020). Líder do Grupo de Estudos em Análise do Discurso e Ensino de Línguas (GEADEL) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Inclusão linguística em Cenários de Atividades Educacionais (ILCAE). Professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), com linhas de interesse relacionadas às questões de Formação de Formadores, Tecnologias na Educação, Linguística Aplicada ao ensino de Línguas e Estudos da Linguagem. 

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. (Org. e Trad.) Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.

______. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006 [1979].

BUARQUE, Chico. Que tal um samba? In: Biscoito Fino. 2022.

COSTA, Luiz Rosalvo. A questão da ideologia no Círculo de Bakhtin: e o embates no discurso de divulgação científica da revista ciência hoje. São Paulo: Ateliê Editorial, 2017.

TELLES JÚNIOR, Goffredo da Silva. CARTA AOS BRASILEIROS 1977: Manifesto de Repúdio da Ditadura e de Exaltação do "Estado de Direito Já" 2. ed. 2016. Disponível em: Acesso: https://goffredotellesjr.com.br/carta-aos-brasileiros/. 27 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2022-08-02