ESTUDO CONTRASTIVO DA ORDEM SINTÁTICA EM TRÊS LÍNGUAS TIPOLOGICAMENTE DISTINTAS
PORTUGUÊS, LIBRAS E JAMINAWA
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.3.5-3Palavras-chave:
Análise contrastiva; Sintaxe; Ordem.Resumo
O presente trabalho trata-se de uma análise contrastiva da ordem sintática de três línguas: Libras, português e Jaminawa (Pano), o qual busca identificar as diferenças e semelhanças tipológicas das três línguas. Ao longo do trabalho, foram mostrados os resultados e apresentadas as discussões acerca da ordem das línguas português, Libras e Jaminawa, em que identificamos que a Libras e o português, embora tenham a mesma ordem canônica de constituição dos períodos sintáticos (SVO), apresentam motivações linguísticas distintas no tocante a construções topicalizadas. Por conseguinte, o Jaminawa se diferencia do português e da Libras por ter a ordem canônica SOV e uma constituição de seus constituintes sintáticos mais fixa. Por fim, apresentamos, com as considerações finais, a importância de estudos contrastivos como esse para a compreensão das diferenças e semelhanças entre línguas tipologicamente diferentes.
Referências
CASTILHO, Ataliba Teixeira de. Nova Gramática do Português Brasileiro. Editora Contexto: São Paulo, 2010.
COTOVICZ, Marcio; STREIECHEN, Eliziane Manosso; ANTOSZCYSZEN, Samuel. Libras: algumas reflexões sobre a sintaxe. Odisseia, Natal/RN, v. 3, n. 1, p. 16-35, jan.-jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/download/12613/9025/. Acesso em: 23 ago 2019.
FAUST, Norma; LOOS Eugene E. Gramática Del Idioma Yaminahua. Instituto Linguístico de Verano: Peru, 2002.
FONSECA, João José Saraiva de. Metodologia da Pesquisa Científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GESSER, Audrei. Libras? Que língua é essa?: crenças e preconceito em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.
PERINI, Mario Alberto. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2005.
PERINI, Mario Alberto. Gramática do Português Brasileiro. Parábola. 2010.
PIZZIO, Aline Lemos; CAMPELLO, Ana Regina e Souza; REZENDE; Patrícia Luiza Ferreira; QUADROS, Ronice Muller de. Língua Brasileira de Sinais III. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, Centro de Comunicação e Expressão, 2009.
QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP, Lodenir. A Sintaxe espacial. In: QUADROS, Ronice Muller de; KARNOPP (Orgs.). Língua de Sinais Brasileira: Estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
SANTOS, Emmanuelle Félix dos; SANTOS, Camila Fernandes dos; SANTOS, Robevaldo Correa dos. Sintaxe da libras e a (re)afirmação linguística: O óbvio que ainda precisa ser dito. Interdisciplinar, Revista de Estudos em Línguas e Literaturas. Edição Especial ABRALIN/SE, Itabaiana/SE, Ano VIII, v.17, jan./jun. 2013. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/article/view/1341/1190 Acesso em: 10 set 2019.
SOARES, Rachel Antônio. Questões de Morfologia e Sintaxe: Um Estudo Comparativo das Línguas Shipibo-Konibo, Jaminawa e Japonês. 2011. 167f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal Do Rio De Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
SOUZA, Shelton Lima de. POVO E LÍNGUA JAMINAWA (variedade de Kayapucá): da realidade social às formas linguísticas e às categorias Aspecto-temporal, Modo e Negação. 2017. 261f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Linguística, Faculdade de Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Geadel
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.