A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA L2 SOB AS LENTES DA SOCIOLINGUÍSTICA VARIACIONISTA
DOI:
https://doi.org/10.29327/269116.3.4-7Palavras-chave:
Consciência Fonológica. Fricativa interdental não vozeada. Ensino de Inglês (L2). Sociolinguística Variacionista.Resumo
O presente trabalho se propôs a investigar a importância da consciência fonológica para a concretização do processo de aquisição de uma segunda língua (L2), sob os parâmetros da Sociolinguística Variacionista. Recorreu-se aos pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, formulada por Labov (2008 [1972]), bem como da Aquisição de L2 e na Teoria Acústica de produção da fala. Um dos resultados desse trabalho foi que a interface entre a Sociolinguística e a Aquisição de L2 trouxe ricas contribuições para o entendimento dos fatores que regulam o processamento linguístico no falante aprendiz, visto que, pesquisas anteriores a esta interface, como as de Beebe (1977), Selinker & Douglas (1985), Tarone (1985) e Ellis (1987), levavam em conta condicionadores isolados para as variações existentes na fala dos interlocutores. Constatou-se que as contribuições da consciência fonológica constituem fator imprescindível para a produção de segmentos não comuns ao sistema linguístico do aprendiz brasileiro de inglês (L2).
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