SOLIDARIEDADE E DIGNIDADE HUMANA PARA VENCER TEMPOS SOMBRIOS: (RE)APRENDEMOS A (CON)VIVER?

Editorial

Autores

Palavras-chave:

FORMAÇÃO DE EDUCADORES. ENSINO-APRENDIZAGEM. LINGUAGENS.

Biografia do Autor

Grassinete OLIVEIRA, Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP (2020). Líder do Grupo de Estudos em Análise do Discurso e Ensino de Línguas (GEADEL) e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Inclusão linguística em Cenários de Atividades Educacionais (ILCAE). Professora da Universidade Federal do Acre (UFAC), com linhas de interesse relacionadas às questões de Formação de Formadores, Tecnologias na Educação, Linguística Aplicada ao ensino de Línguas e Estudos da Linguagem. 

Shelton SOUZA, Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutor em Linguística (2017) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Professor de Linguística e Língua Portuguesa na Universidade Federal do Acre/UFAC. Suas principais áreas de atuação são: teoria e análise de línguas, principalmente de línguas indígenas brasileiras, fonologia, morfologia e sintaxe, ensino de português como L1/L2, análise do português em contraste com línguas indígenas, línguas de sinais (Libras) e línguas europeias para fins didáticos, análise e produção de material didático para o ensino de português como L1/L2 e estuda a inter-relação entre língua(gens), sexualidades, gêneros sociais e produção e (re)construção de identidades em diferentes espaços sociais.

Gabriela OLIVEIRA-CODINHOTO , Universidade Federal do Acre - UFAC

Graduada em Letras (2008) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto, e mestrado (2011) e doutorado (2016) em Estudos Linguísticos, ambos pela mesma instituição. Atualmente é professora do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre - Ufac, onde atua, também, como professora do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI) e do Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado Profissional (ProfLetras). Publicou o livro "Estratégias de relativização e construções alternativas nas línguas indígenas do Brasil", em parceria com Roberto Gomes Camacho, pela Editora Cultura Acadêmica da UNESP em 2013. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gramática Funcional (UNESP/CNPq) e do Grupo de Estudos em Análise de Discurso e Ensino de Línguas (Ufac/CNPq). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Gramática Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: Oração Relativa, Subordinação, Aquisição de Escrita, Línguas Indígenas Brasileiras e Tipologia Linguística.

Paula Tatiana SILVA-ANTUNES , Universidade Federal do Acre - UFAC

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina, Brasil (2014). Vice-líder do Grupo de Estudos em Análise de Discurso e Ensino de Línguas - GEADEL,  Professora Adjunta - Classe C - nível 2, da Universidade Federal do Acre , Brasil

Maristela DINIZ , Universidade Federal do Acre - UFAC

Possui Doctorado en Investigación Transdisciplinar en Educación, pela Universidad de Valladolid, Espanha (2019). Professora Titular da Universidade Federal do Acre , Brasil. 

Referências

ARENDT, H. Homens em Tempos Sombrios. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Companhia de Bolso, 2008.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Paulo Bezerra (Organização, Tradução, Posfácio e Notas). Notas da edição russa: Seguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, [1952-1953] 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

OLIVEIRA, G. C. de A., Souza, S. S., OLIVEIRA-CODINHOTO , G. M. ., SILVA-ANTUNES , P. T. ., & DINIZ , M. A. de S. (2020). SOLIDARIEDADE E DIGNIDADE HUMANA PARA VENCER TEMPOS SOMBRIOS: (RE)APRENDEMOS A (CON)VIVER? Editorial. Revista Geadel, 1(02), 7–11. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/GEADEL/article/view/4560

Edição

Seção

Editorial