CIÊNCIA-EDUCAÇÃO-LINGUAGEM: ELO INDISSOCIÁVEL
APRESENTAÇÃO
Palavras-chave:
LINGUAGEM. EDUCAÇÃO. CIÊNCIAResumo
O lançamento da Revista Geadel (ISSN 2675-5041) configura-se como um degrau a mais alcançado no percurso de consolidação do Grupo de Estudos em Análise de Discurso e Ensino de Línguas – Geadel, cuja base de dados encontra-se disponibilizada no Diretório dos Grupos de Pesquisas (CNPq, 2020). O grupo surgiu em 2006, na Universidade Federal do Acre (Ufac, sob liderança da Professora Doutora Verônica Maria Elias Kamel, em parceria com a Professora Doutora Maria Ester Vieira de Sousa, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a qual participou efetivamente das atividades desenvolvidas, sendo, inclusive, consultora do Projeto Institucional Práticas de leitura, ensino e aprendizagem de línguas e formação de professores, que se constituiu como projeto guarda-chuva do GEADEL, de 2006 a 2014. O objetivo principal desse projeto era aprofundar conhecimentos teóricos sobre perspectivas enunciativo-discursivas com a finalidade de ampliar o escopo de pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade, da Universidade Federal do Acre, subsidiando questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem de línguas materna e estrangeira, assim como o processo de formação de professores, através de ações que desencadeassem um movimento de transformação da realidade dessas práticas.
Referências
DIRETÓRIO dos Grupos de Pesquisa no Brasil. Disponível em: http://lattes.cnpq.br/web/dgp. Acesso em: 08 jul. 2020.
KUMARAVADIVELU, B. A Linguística Aplicada na Era da Globalização. In: MOITA LOPES, L. P. da (org.). Por uma Linguística Aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
LIBERALI, F. C. A constituição da identidade do professor de inglês na avaliação de sua aula. Rev. Brasileira de Linguística Aplicada, v. 4, n. 2, 2004. p. 45-56. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbla/v4n2/03.pdf. Acesso em 09 jul. 2020.
RAJAGOPALAN, K. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. Sâo Paulo: Parábola Editorial, 2003.
SILVA, E. T. da. Os (des)caminhos da escola: traumatismos educacionais. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 REVISTA GEADEL
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.