CONTRIBUIÇÕES PARA O PROJETO ATLAS TOPONÍMICO DA AMAZÔNIA OCIDENTAL BRASILEIRA – PROJETO ATAOB – TOPONÍMIA DE TARAUACÁ

Palavras-chave: Onomástica; toponímia

Resumo

Este trabalho está localizado no âmbito da Toponímia – subárea da Onomástica, que tem como escopo o estudo dos nomes próprios. No caso da Toponímia, trata-se do estudo dos nomes próprios de lugares. Aqui, apresentamos os resultados de uma pesquisa executada com base nos nomes dos acidentes geográficos humanos de Tarauacá, município localizado no interior do Acre. A pesquisa em questão tem como objetivos inventariar, classificar e analisar os topônimos do município supracitado. Utilizamos como procedimento metodológico as modalidades de pesquisa bibliográfica, por meio de visitas ao IBGE e consulta de mapas.No que tange aos resultados, a pesquisa demonstrou que os topônimos da localidade refletem sobremaneira a intenção de homenagear “figuras” públicas formadoras do pensamento político e cultural do país. Dessa forma, fez-se perceber a predominância dos antropotopônimos. Espera-se que os resultados aqui obtidos possam contribuir para o complemento de um projeto maior: o Atlas Toponímico da Amazônia Ocidental Brasileira, em execução na Universidade Federal do Acre.

Biografia do Autor

Brasilina FEITOZA, Secretaria de Educação do Estado do Acre - SEE/AC

Graduada em  Letras/Vernáculas pela Universidade Federal do Acre. Servidora da Secretaria de Educação do Estado do Acre - SEE/AC

Alexandre Melo de SOUSA , Universidade Federal do Acre - UFAC

Graduado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2000), Especialista em Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (2003) e Educação de Surdos/Libras pela Faculdade Santo André (2016), Mestre em Linguística Aplicada ao Português pela Universidade Federal do Ceará (2003) e Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2007). Pós-doutorado em Linguística Aplicada/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018-2019). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Acre, em nível de Graduação e Pós-Graduação, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, relacionadas à Linguística - especificamente, aos domínios da Língua Portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Coordena o Projeto Atlas Toponímico da Amazônia Ocidental Brasileira (Projeto ATAOB) e o Projeto Libras, Educação de Surdos e Inclusão. Atua nas áreas de Descrição e Análise Linguística, Linguagem e ensino, Ensino de Gramática e Variação, Educação de Surdos, e Linguística Aplicada à Língua Brasileira de Sinais. Membro da Academia Acreana de Letras - cadeira nº 01.

Referências

ANDRADE, Karylleila dos Santos. Atlas toponímico de origem indígena do estado do Tocantins: Atito. Goiânia, Goiás: PUC, 2010.

DICK,M. V. de P. do A. Toponímia e Antroponímia no Brasil.Coletânea de estudos. São Paulo: Gráfica da FFLCH/USP, 1992.

DICK, M. V. de P. do A. A motivação Toponímica e a Realidade Brasileira. São Paulo: Arquivo do Estado,1990.

SOUSA, A. M. de. Desbravando a Amazônia Ocidental Brasileira: estudo toponímico de acidentes humanos e físicos acreanos. Fortaleza, 2007. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará.

Publicado
2020-07-17