ETHÉ EM DIÁLOGOS NO RAP “EU COMPRO”
Palavras-chave:
Ethos; Rap; Relações sociais.Resumo
Neste artigo, a nossa discussão se centrará na construção de ethé no rap “Eu compro”, do grupo Racionais MC’s. Para tal, utilizamos, como escopo teórico e metodológico, os estudos de Maingueneau (2004, 2005, 2008, 2018) e de Amossy (2005). O rap narra situações que permeiam as relações sociais e, como o próprio título sinaliza, na primeira pessoa do discurso, indica a aquisição de algo por meio de dinheiro. Ao longo da análise se observará que a desigualdade social é marcante, com realce para o consumo, principalmente de bens de alto custo Assim, os ethé que poderão ser observados assumem, em vários momentos, uma perspectiva de homem franco, encorajador e denunciante, quando, nos dois primeiros casos, deseja ter melhores condições financeiras e usufruir dos bens e serviços da classe dos mais abastados, ao mesmo tempo em que mostra o racismo estrutural, que ainda existe em nossa sociedade, quando parece não poder ter o direito de ocupar espaços de consumo, por exemplo.
Referências
AMOSSY, Ruth (org.). In: ______. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Trad. Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2005. p. 9-28.
ARISTÓTELES. Arte retórica e arte poética. Trad. Antônio Pinto. São Paulo: Ediouro, [s/d].
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 11. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2013.
______. O sujeito e o poder (1984). In: RABINOW, Paul: DREYFUS, Hubert. Michel Foucault: uma trajetória filosófica – para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Universitária, 1995, p. 231-249.
HADDAD, Galit. Ethos prévio e ethos discursivo: o exemplo de Romain Rolland. In: AMOSSY, Ruth (org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. Trad. Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2005. p. 145-165.
MAINGUENEAU, Dominique. Retorno crítico à noção de ethos. In: Letras de Hoje, v. 53, n. 3, p. 321-330, jul.-set. 2018.
______. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília P. de Souza e Silva e Décio Rocha. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
______. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth. Imagens de si no discurso: a construção do ethos (org.). Trad. Dilson Ferreira da Cruz, Fabiana Komesu e Sírio Possenti. São Paulo: Contexto, 2005, cap. p. 69-92.
______. A propósito do ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana (orgs.). Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008, p. 11-29.
MOREIRA, Tatiana Aparecida. Discursividade, poder e autoria em raps brasileiros e portugueses: arenas entre a arte e a vida. 2016. 297f. Tese (Doutorado em Linguística). Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, 2016.
______. A constituição da subjetividade em raps dos Racionais MC’s. 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) – Faculdade de Letras da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2009.
______. A construção do ethos em Negro Drama. In: III Simpósio Internacinal sobre Análise do Discurso, 2008, Belo Horizonte. Belo Horizonte: UFMG, 2008. p. 1-12.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.