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Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

1      Preparação e envio dos manuscritos

1.1    Enquadramento

A revista aceita submissões em seis categorias

1.1.1     Artigos originais

 A revista publica resultados originais de pesquisas conduzidas a partir da aplicação de métodos científicos rigorosos, passíveis de replicação e/ou generalização, abrangendo tanto as abordagens quantitativas quanto qualitativas de investigação em todas as áreas das ciências da saúde e do desporto.

1.1.2     Artigos de revisão

 A revista publica artigos de síntese da literatura que irá contribuir para o conhecimento em ciências da saúde e do desporto, proporcionando aos autores a possibilidade de apresentarem uma síntese de conhecimentos já disponíveis sobre um tópico relevante na área da saúde e da atividade. Este tipo de publicação só estará aberto a especialistas convidados pela revista.

1.1.3     Relatos de Caso ou Experiência:

A revista publica relatos de experiências na área de ciências da saúde provenientes de atividades de ensino, projetos de extensão universitária ou ações assistenciais em serviços de saúde. Não serão considerados como relatos de experiências notadamente as pesquisas qualitativas ou quantitativas.

1.1.4     Artigo de Congresso

A convite dos editores da revista

1.1.5     Carta ao editor

A convite dos editores da revista

1.1.6     Comunicado breve

 A convite dos editores da revista

1.2    Aspectos éticos

 A publicação de artigos que trazem resultados de pesquisas envolvendo seres humanos e animais os autores devem informar, no texto, se a pesquisa foi aprovada por Comitê de Ética em Pesquisa em consonância com o disposto na Declaração de Helsinki, resolução n° 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Nos trabalhos que envolvem animais, conforme estabelecido pelo Colégio Brasileiro de Experimentação Animal (COBEA), as normas e os princípios éticos vigentes quanto à experimentação animal devem ser respeitados. Os ensaios clínicos devem ser devidamente cadastrados no Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC).

1.3    Idioma

 Os artigos podem ser submetidos na forma culta em um dos idiomas: português, espanhol ou inglês. A revista oferece a publicação dos artigos em inglês, com custo para os autores.

1.4    Conflito de interesses

 Os autores devem informar qualquer tipo de conflito de interesse. O conflito de interesses pode ser de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica, financeira, provisão de materiais ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelo fabricante. No momento da submissão de um manuscrito os autores devem encaminhar a declaração de conflito de interesses devidamente assinada pelos autores do manuscrito.

1.5    Direitos autorais

Todo material publicado na revista torna-se sua propriedade, que passa a reservar os direitos autorais. Nenhum material publicado na revista poderá ser reproduzido sem a permissão, por escrito, da revista. Os autores deverão, então, encaminhar anteriormente à publicação do artigo, uma declaração de transferência de direitos autorais para a revista assinada por todos os autores do artigo.

1.6    Agradecimentos

 No final do texto é possível ser mencionado agradecimentos incluindo instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da pesquisa, ou mesmo pessoas que colaboraram de alguma forma do estudo ou da elaboração do artigo. Sendo sugerido que os autores mantenham em seu poder prova documental de que as pessoas ou instituições citadas nos agradecimentos autorizaram a inclusão de seu nome.

1.7    Preparação dos manuscritos

 

1.7.1     Formato dos arquivos

Os manuscritos devem ser preparados em editor de texto do Microsoft Word. Os arquivos devem ter extensão DOC, DOCX ou RTF e não devem conter qualquer identificação nas propriedades. Não enviar arquivo em formato PDF. As figuras deverão estar nos formatos jpg ou tif, as quais deverão estar incluídas no arquivo Word. O arquivo do texto deve ser preparado nos seguintes formatos:

1.O arquivo deve ser preparado em página formato A4, com margens de 2,5 cm;

2. O texto deve ser digitado com espaçamento duplo entre linhas, usando fonte “Arial” tamanho 12 em todo o texto, incluindo as referências;

3. As páginas devem ser enumeradas no canto inferior direito, a partir da “página de título”;

4.  Deve conter numeração de linhas (layout da página), reiniciando a numeração a cada página;

1.7.2     Página de Título

 Na página de título deve conter, nesta ordem;

1. Categoria do manuscrito;

2. Título completo; Autores e suas afiliações institucionais;

3. Informações dos autores não deve ser incluído no documento. Estes deverão ser preenchidos somente em METADADOS do sistema da revista.

 4 . INDICAR PELO MENOS 3 AVALIADORES COM NOTÓRIO SABER NA ÁREA DO MANUSCRITO COM SEUS RESPECTIVOS e-mails.

 

1.7.3     Elaboração de Artigos Originais e de Revisão

a)    Página de resumo

Na página de resumo deve conter:

1. O resumo dever conter no máximo 350 palavras;

2. Se o artigo for em português o resumo deverá ser feito em português e em inglês;

3. o conteúdo deverá ter a seguinte ordem: objetivo, métodos, resultados e conclusão;

4. Deverão ser incluídas de 3 a 6 palavras-chave abaixo do resumo.

 

b)    Introdução

 A introdução deve ser clara e sucinta, deixando claro seus objetivos, a relevância e a importância do estudo para a área do conhecimento em saúde e a atividade física, não deixando que a revisão da literatura fique exaustiva.

c)    Material e Métodos

 No material e métodos deverá conter informações que dê condições ao leitor realizar o mesmo trabalho, com a mesma metodologia, sem ter que entrar em contato com os autores do trabalho. Os métodos adotados no trabalho devem ser alinhados de acordo com os objetivos do trabalho. A amostra utilizada deve ser descrita claramente. Se no trabalho for utilizado experiência com humanos, deverá ser descrito no artigo que foram utilizados procedimentos e normas nacionais e internacionais de experimentação com humanos (Declaração de Helsínquia de 1975). Se a amostra utilizada foi com animais, deverão ser utilizados todos os princípios éticos de experimentação animal. As drogas, fármacos e químicos utilizados no trabalho deverão ser designados pelos nomes comerciais e genéricos. Deverão ser descritos os métodos já publicados ou novos e mesmo modificados. Os aparelhos e quites utilizados nestes, deverão conter a marca e fabricante. Programas e métodos estatísticos devem ser referidos ao final da metodologia.

d)      Resultados

 Os resultados devem estar apresentados em uma sequência lógica com os objetivos e discussão contendo dados que sejam relevantes para estes. Deve ser evitada a repetição das informações, podendo ser apresentada na forma de texto, tabelas e figuras. Unidades, quantidades e fórmulas deverão ser utilizadas pelo Sistema Internacional (SI units). As medidas deverão ser referidas, na forma de unidades métricas.

 

e)    Discussão

 

Na discussão deverão ser levados em conta os pontos mais importantes e originais do estudo de forma clara e concisa, tentando evitar a repetição de dados apresentados na introdução e nos resultados. Deve ser estimulado o confronto dos resultados e pontos relevantes com outros estudos, se possível incluir recomendações, pontos e implicações para estudos futuros na área da saúde. Poderá ser incluído, ainda, um parágrafo final, realçando as principais conclusões do estudo.

 

1.7.4     Elaboração de Artigos de Relato de Experiência

a)    Página de resumo

 Na página de resumo deve conter:

1. O resumo dever conter no máximo 350 palavras;

2. Se o artigo for em português o resumo deverá ser feito em português e em inglês;

3. O conteúdo deverá ter a seguinte ordem: objetivo, métodos, resultados e conclusão;

4. Deverão ser incluídas de 3 a 6 palavras-chave abaixo do resumo.

 

b)    Introdução

Na introdução deverá ser apresentado de modo claro e sucinto a situação problema, a relevância e importância da atividade de ensino, projeto de extensão universitária ou da ação assistencial de serviço em saúde. Posteriormente, deve-se descrever objetivo do relato de experiência.

c) Percurso Metodológico

Inicialmente deve-se descrever que o artigo se trata de um relato de experiência. Posteriormente, relatar qual a procedência ou o local da institucionalização da atividade de ensino, projeto de extensão universitária ou da ação assistencial em serviço de saúde. Se pertinente, deve-se apresentar o local da realização e o público alvo. Além disso, deve-se detalhar as etapas de execução.

d) Resultados

Nos Resultados serão descritos os fatos importantes e as produções decorrentes da execução da atividade de ensino, projeto de extensão universitárias ou da ação assistencial em serviço de saúde. A estrutura da apresentação dos resultados pode ser organizada pelos principais impactos, pela sequência do plano de ação ou outro formato que melhor represente os acontecimentos. Pode ser apresentado tabelas descritivas das ações ou medidas-resumo (por exemplo: média ou percentual). Entretanto, sugere-se evitar estatísticas inferenciais. As opiniões e manifestações verbais e não-verbais dos participantes podem ser descritos no sentido de revelar o impacto das atividades executadas. É permitido a apresentação de figuras ou fotos de produtos das ações. No entanto, as fotos que revelem a identidade da pessoa devem estar acompanhadas de autorização formal de divulgação de imagem.

 

e) Discussão

Na Discussão deve-se debater e explicar os impactos da atividade de ensino, projeto de extensão universitária ou da ação assistencial em serviço de saúde em consonância com os objetivos propostos e comparar com a literatura acadêmica. Também é importante relatar as principais repercussões e transformações proporcionadas na comunidade participante. Se houver, pode ser apresentada as principais dificuldades ou as limitações para a execução do projeto.

Observação: Alternativamente, pode-se apresentar os resultados e discussão em um único tópico.

 

1.7.5     Agradecimentos

 Nos agradecimentos poderá conter contribuições de pessoas ou instituições que permitiram a realização do trabalho ou mesmo na escrita do artigo, bem como qualquer forma de apoio financeiro.

 

1.7.6     Referências

 As referências deverão ser citadas no texto usando sistema numérico, por ordem de aparecimento neste, usando algarismos arábicos sobrescritos. Tendo mais de duas referências em sequência, apenas a primeira e a última devem ser digitadas, sendo separadas por um traço (3-7). Quando tiver mais de uma citação de forma alternada todas as citações deverão ser digitadas e separadas por vírgula (17,21,25). A lista de referências deve ser realizada conforme o estilo de Vancouver, colocadas sequencialmente conforme aparição no texto, alinhadas à esquerda. Resultados, dados não publicados, resumos e qualquer tipo de comunicação pessoal não deve ser incluído na lista de referências e não deve ser usado como referência no corpo do texto. Todos os autores devem ser citados (não utilizar et al). Não deve conter hiperlinks entre as referências citadas e a lista apresentada ao final do texto.

Exemplos de referências:

  1. Artigo de revista

Gómez J, García E, Ruiz J. Significación clínica de las resistencias bacterianas: una perspectiva histórica (1982-2007). Rev Esp Quimioter 2008 Jun; 21 (2): 115-22.

 

  1. Livro

Murray PR, Rosenthal KS, Kobayashi GS, Pfaller MA. Medical microbiology. 4th ed. St. Louis: Mosby; 2002.

 

  1. Capítulo

Meltzer PS, Kallioniemi A, Trent JM. Chromosome alterations in human solid tumors. In: Vogelstein B, Kinzler KW, editors. The genetic basis of human cancer. New York: McGraw-Hill; 2002. p. 93-113.

 

1.7.7     Tabelas, Figuras, Quadros e Fotos

 

As tabelas, figuras, quadros e fotos deverão ser utilizados para auxiliar na melhor compreensão do texto. As figuras devem ser numeradas em numeração árabe na sequência em que aparecem no texto, com indicação, no texto, do local onde deve ser inserido a tabela, figura, quadro e foto. As figuras e ilustrações devem ser enviadas, com excelente qualidade gráfica, tendo uma qualidade que permita, se necessário, reduzir ou aumentar suas dimensões. As tabelas devem ser identificadas como tabela e numeradas em numeração árabe, na sequência em que aparece no texto. Fotos, ilustrações, quadros e assemelhados devem ser identificados como figuras. As tabelas deverão ser acompanhadas com título curto, a nota de rodapé dever ser utilizada para explicar as abreviaturas utilizadas. As unidades de medida, abreviações, símbolos e estatísticas devem estar apresentadas de modo claro e objetivo. Fotos de equipamentos ou sujeitos devem ser evitadas. 

2      Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço duplo; usa uma fonte arial 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. FORAM INDICADOS PELO MENOS 3 AVALIADORES COM NOTÓRIO SABER NA ÁREA DO MANUSCRITO COM SEUS RESPECTIVOS e-mails.

 

3      Declaração de Direito Autoral

Esta obra está licenciada sob uma <a href= "http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/">Licença Creative Commons.</a>

 

4      Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 

ISSN: 2446-5186

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço duplo; usa uma fonte arial 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. FORAM INDICADOS PELO MENOS 3 AVALIADORES COM NOTÓRIO SABER NA ÁREA DO MANUSCRITO COM SEUS RESPECTIVOS e-mails.
 

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