Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • 1. Requisitos para submissão de manuscrito
  • 2. Fluxo editorial para avaliação
  • 3. Normas gerais para apresentação do manuscrito
  • 4. Requisitos da forma e conteúdo manuscrito
  • 5. Documentação suplementar
  • 6. Normas para citações e referências

Diretrizes para Autores

1. Requisitos para submissão de manuscrito

Os manuscritos submetidos ao JAHS deverão atender à sua política editorial e às instruções aos autores. 

O manuscrito deverá destinar-se, exclusivamente, ao periódico, não devendo estar submetido a outro periódico, à exceção de resumos ou relatórios publicados em reuniões científicas.

Os autores são responsáveis por declarar no corpo do texto, em seção separada, os conflitos de interesse, a contribuição de cada autor, apoio financeiro, técnico, institucional ou pessoal, relacionados ao estudo e os agradecimentos.

Nos manuscritos resultantes de pesquisas originais que envolvam seres humanos, devem indicar à conformidade a Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 466, de 2012, para pesquisas em ciências da saúde, ou a Resolução nº 510, de 2016 do Conselho Nacional de Saúde, para as ciências humanas e sociais. Deverá ser informar no texto que o projeto foi aprovado por Comitê de Ética em Pesquisa e especificar o número e a data do protocolo de registro, além de enviar cópia de sua aprovação pelo Comitê (como documento suplementar). Artigos de pesquisas clínicas devem informar o número de identificação em um dos registros de Ensaios Clínicos, validados pelos critérios estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e pelo International Committee of Medical Journal Editors .

Para artigos originais que realizaram experimentação em animais devem indicar à conformidade a Lei nº 11.794 de 2008, que estabelece os procedimentos para o uso científico de animais e informar no texto que o projeto foi aprovado por Comissão de Ética na Utilização de Animais, contendo o número e a data do protocolo de registro, além de enviar cópia de sua aprovação pela Comissão (como documento suplementar). 

2. Fluxo editorial para avaliação

O manuscrito submetido ao JAHS passa por um processo de análise, em três etapas distintas.

Depois de submetido pelo Sistema Eletrônico da Revista (Submissão), será atribuído um número de submissão que será a identificação do manuscrito no sistema.

Na primeira etapa o manuscrito é avaliado pela equipe editorial, e serão observados os seguintes itens: escopo, atualidade, relevância, questões éticas e método utilizado para realização da pesquisa, além dos critérios atualmente utilizados na seleção preliminar dos artigos: 1) prioridades de publicação da revista definidas em reuniões do corpo editorial; 2) originalidade; 3) adequação dos métodos. Nesta etapa o manuscrito poderá ser recusado ou encaminhado ao Editor de seção, conforme a área de conhecimento (prazo de até 30 dias).

Na segunda etapa é designado um avaliador técnico que realizará a análise do manuscrito, segundo as normas (apresentação e documentação), e submeterá o manuscrito a um software anti-plágio para avaliar a ocorrência de similaridade de texto. Ao final desta etapa o manuscrito poderá ser encaminhado para a terceira etapa ou ser devolvido aos autores para readequação às normas (prazo de até 30 dias).

Na terceira etapa, com o manuscrito adequado às normas, será encaminhado para dois consultores ad hoc para a análise do texto juntamente com o instrumento próprio de avaliação (prazo de até 40 dias). Se houver discordância entre os pareceres dos consultores, o manuscrito será enviado a um terceiro consultor (prazo de até 20 dias adicionais).

O Editor de seção gerenciará todo fluxo entre os consultores e o autor correspondente. Durante todo o processo de avaliação (peer review) omite-se a identificação dos consultores e dos autores (duplo cego).

Após a análise dos pareceristas e da versão final, o manuscrito poderá ser Aceito ou Recusado, de acordo com a deliberação do Conselho de Editorial, sendo o resultado comunicado ao autor correspondente pelo e-mail informado no processo de submissão.

Durante o processo de análise e antes do envio do manuscrito para a publicação, o autor correspondente poderá retirar o manuscrito, mediante solicitação formal e assinada por todos os autores.

Manuscritos com temas emergentes poderão ter seu processo de avaliação acelerados pelo Editor Chefe da Revista e Conselho de Editoração.

Cabe ao Conselho de Editoração a composição dos volumes para a publicação. As comunicações, para esclarecimentos de dúvidas, poderão ser realizadas via e-mail.

3. Normas gerais para apresentação do manuscrito

Os itens necessários à apresentação do estudo estão descritos, detalhadamente, de acordo com a categoria do manuscrito.

3.1. Artigos Originais

Estudos observacionais, estudos experimentais ou quase-experimentais, avaliação de programas, análises de custo-efetividade, análises de decisão e estudos sobre avaliação de desempenho de testes diagnósticos para triagem populacional, ensaios teóricos (críticas e formulação de conhecimentos teóricos relevantes) e artigos dedicados à apresentação e discussão de aspectos metodológicos e técnicas utilizadas na pesquisa em saúde e instrumentos de aferição em pesquisas populacionais. 

Artigos originais devem conter até 5.000 palavras (excluindo resumos, tabelas/quadros, figuras e referências). Limite máximo de 5 tabelas/quadros e 5 figuras. Número máximo de referências: 50. Resumos no formato estruturado com até 400 palavras, em parágrafo único.

O texto do manuscrito de pesquisa original deve seguir a estrutura do texto contendo: Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão. Manuscritos baseados em pesquisa qualitativa podem ter outros formatos, admitindo-se Resultados e Discussão em uma mesma seção e Considerações Finais ou Conclusões.

3.2. Artigos de revisão

Estudos avaliativos críticos, abrangentes e sistematizados, resultados de pesquisa original e recente. Devem apresentar o método de revisão, o processo minucioso de busca e os critérios utilizados para a seleção e classificação dos estudos primários incluindo um objeto científico de interesse, baseado em argumentação lógica, por meio de metodologia crítica-científica dos trabalhos utilizados, gerando uma síntese conclusiva. Dentre os métodos, incluem-se: metanálise, metassíntese, scoping review, mapping review, overview, revisão sistemática, entre outros. O manuscrito deve conter até 6.000 palavras (excluindo resumos, tabelas, figuras e referências). Número máximo de tabelas ou figuras: 5. Número máximo de referências: 200. Resumos no formato estruturado com até 400 palavras em parágrafo único. 

3.3. Cartas ao Editor

Incluem cartas que visam discutir artigos recentemente publicados pela revista, relatar pesquisas originais, relato de casos ou descobertas científicas relevantes. Limitado a 500 palavras e 5 referências.

3.4. Comunicações breves

Manuscritos originais, avaliações ou estudos-piloto, porém mais curtos, com dados preliminares ou de relevância imediata contendo no máximo 1.500 palavras (excluindo resumos, tabelas/quadros, figuras e referências), 2 figuras ou tabelas e 10 referências. Resumos no formato estruturado com até 200 palavras em parágrafo único. 

Para garantir qualidade e a transparência das investigações em saúde, os textos devem seguir as orientações dos guias da Rede Equator (https://www.equator-network.org/), conforme o tipo de estudo.

Os estudos devem ser apresentados de modo que qualquer pesquisador interessado possa reproduzir seus resultados. Além disso, incentivamos o uso das seguintes recomendações, de acordo com a categoria do artigo submetido:

 

4. Requisitos da forma e conteúdo do manuscrito

O arquivo contendo o texto do manuscrito deverá ser submetido em arquivo único omitindo-se a identificação e filiação dos autores.

FORMATO: “.doc”;

FOLHA: Tamanho A4;

MARGENS: 2,5 cm nas quatro margens;

FONTE: Arial; fonte 12 (incluindo tabelas/quadros e referências). Para citação direta com mais de 3 linhas, utilizar fonte 10.

ITÁLICO: Somente para palavras ou expressões em idioma diferente do qual o manuscrito foi redigido ou em transliteração de depoimentos.

NOTAS DE RODAPÉ: a partir da segunda página, usar os seguintes símbolos e nesta sequência: ♦, †,§, ♦♦, ††, §§, ♦♦♦, †††, etc.

ESPAÇAMENTO: 1,5 no decorrer do manuscrito. Simples para título, resumo, descritores, citação direta com mais de três linhas, em transliteração de depoimento e referências bibliográficas.

PALAVRAS-CHAVE/INDICADORES: deverá conter 3 a 6 palavras-chave/ indicadores.

RESUMO: deve ser escrito de acordo com a categoria do manuscrito.

ABSTRACT: deve ser escrito em língua inglesa ou espanhola seguindo as mesmas regras do resumo em português.

Modelo para download: Template para Artigo 

 

5. Documentação suplementar

Como parte do processo de submissão, além do arquivo contendo o manuscrito, os autores estão obrigados a anexar a documentação suplementar solicitada. 

A não inserção da documentação suplementar, no ato da submissão do manuscrito, acarretará em não avaliação do mesmo.

5.1. Página de identificação 

Título (fonte Arial 16)

Deve ser conciso e refletir a ideia principal do manuscrito, com no máximo 20 palavras excluindo da contagem de palavras referentes a localização geográfica da pesquisa.

CAIXA ALTA, NEGRITO, ESPAÇAMENTO SIMPLES, CENTRALIZADO

IMPORTANTE: Em caso do manuscrito ter origem em tese, dissertação, monografia ou trabalho de conclusão de curso, deverá conter asterisco (*) ao final do título e a respectiva informação em nota de rodapé.

Autoria (fonte Arial 10)

Em regra, limitado a dez autores.

Nomes completos, apresentados imediatamente abaixo do título, alinhados à direita, separados por vírgula, numerados com algarismos arábicos sequenciais e sobrescritos.

Espaçamento simples entre as linhas;

As informações dos autores (maior titulação acadêmica, nome da instituição, cidade, estado e país)*, deverão ser apresentadas imediatamente abaixo dos nomes, justificado, com fonte 10 e espaçamento entre as linhas simples.

Categoria do Artigo (fonte 12)

O autor deverá indicar a qual categoria o artigo se encaixa: artigo original, revisão, carta ao editor ou comunicação breve.

 Autor Correspondente (fonte 10)

Autor correspondente é aquele para o qual a JAHS encaminhará os comunicados a respeito do processo de análise do manuscrito. É responsável por representar os demais autores quanto às alterações no texto, fluxo do manuscrito e aceite formal da versão final do manuscrito para publicação.

Informar nome, instituição vinculada, endereço (rua, nº, CEP, cidade, estado, país), e-mail e telefone.

O nome do autor correspondente constará como tal por ocasião da publicação do manuscrito. É sua responsabilidade comunicar ao JAHS qualquer mudança no endereço e/ou problemas com o e-mail, a fim de evitar atrasos no processo de análise do manuscrito.

 5.2. Cópia do parecer do Comitê de Ética em Pesquisa

Para pesquisas que envolva seres humanos, enviar cópia do parecer de aprovação, com o respectivo número do protocolo, emitido por Comitê de Ética em Pesquisa e/ou Comissão de Ética na Utilização de Animais de acordo com a legislação do país de origem do manuscrito.  A cópia deve ser anexada na íntegra, contendo o parecer de “Aprovação”.

5.3. Anuência da submissão do manuscrito

Formulário de anuência da submissão

Deve ser preenchido e assinado por todos os autores e anexado como documento suplementar. Neste documento inclui a declaração de responsabilidade, de transferência de direitos autorais, de conflito de interesses e de contribuição de cada autor para o manuscrito. Os criterios de contribuições dos autores foram estabelecidos  conforme o International Committee of Medical Journal Editors (http://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/defining-the-role-of-authors-and-contributors.html), sendo elas:

– Contribuições substanciais para a concepção ou desenho do estudo; ou a aquisição, análise ou interpretação de dados do estudo;

– Elaboração e revisão crítica do conteúdo intelectual do estudo;

– Aprovação da versão final do estudo a ser publicado;

– Responsável por todos os aspectos do estudo, assegurando as questões de precisão ou integridade de qualquer parte do estudo.

 

6. Normas para citações e referências 

O JAHS utiliza o sistema de referências Vancouver, recomendado pelo International Committee of Medical Journal Editors e pela National Library of Medicine (https://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html). Os manuscritos submetidos ao JAHS devem realizar as citações durante o texto e organizar suas referências neste sistema.

Artigo Original

Política padrão descrita na seção 3.1, acesse.

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